01/09/03 |

Lançado feijão com mais proteína

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma nova cultivar de feijão preto, com alto teor de proteína e resistência a doenças chega aos produtores gaúchos. É a BRS Expedito, que está sendo lançada, nesta semana, na Expointer 2003, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Na feira, que prossegue até o dia 7 de setembro, em Esteio, Rio Grande do Sul, produtores e consumidores estão conhecendo as características da cultivar que tem tudo para dar bons rendimentos na lavoura e na panela. E uma das vantagens é o valor nutricional do grão: 29% de proteína bruta- conforme testes da Universidade Federal de Santa Maria. O percentual é superior às melhores cultivares do mercado, como Diamante Negro (24,1%) valente (22,8%) e Macotaço (25,7%). Na hora de cozinhar nada de muito tempo: em apenas 35 minutos o feijão está cozido, apresentando um caldo encorpado, de coloração marrom claro.

As vantagens deste feijão, no entanto, não param por aí. De grão preto (opaco) a BRS Expedito comprovou ser resistente a nove de um total de 13 raças de antracnose (pior doença da cultura no Rio Grande do Sul). E mostra um rendimento médio de grãos de 2.097 quilos/hectare - 8,7% a mais do que o material usado para comparação. O melhorista Irajá Ferreira Antunes observa que o grão é indicado para o cultivo no Estado, embora tenha chance de recomendação em outras regiões brasileiras.

A nova cultivar da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) é uma homenagem ao pesquisador aposentado Expedito Paulo Silveira, que durante mais de 35 anos se dedicou à pesquisa vegetal na empresa, sendo um dos profissionais que participou da criação desta e de outras cultivares.

A previsão do supervisor da área de negócios tecnológicos, Gilberto Bevila, é de a multiplicação da semente ocorrer na próxima safra. Pelo menos cinco toneladas serão colocadas no mercado no ano agrícola 2004/2005.

Deva Rodrigues - MTB/RS 5297 Embrapa Clima Temperado Telefones: (53) 275-8215/ 275-8113 E-mail: deva@cpact.embrapa.br

Contato na Expointer 2003 - Casa de Tecnologia: Fernando Taroco, Mb 6725/RS Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefones: (51)458-4290 - (61) 9965-6954 E-mail: fernando.taroco@embrapa  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Feijão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/