01/09/03 |

Método facilita diagnóstico nutricional da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante a Expointer, que acontece em Esteio, RS, até o dia 7 de setembro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, apresentará o funcionamento do Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), um método matemático que avalia o estado nutricional da soja.

O DRIS foi elaborado a partir de um banco de dados com 2400 amostras de cinco regiões representativas do Paraná. O software utiliza-se das informações sobre produtividade e análise foliar da soja para emitir resultados quanto a deficiências ou os excessos dos macro e micronutrientes, indispensáveis para o equilíbrio nutricional das plantas. "O sistema analisa cada nutriente em relação aos outros elementos, justificando sua menor ou maior importância para definição da produtividade", explica o pesquisador César de Castro, da Embrapa Soja (Londrina/pr), que desenvolveu o sistema.

Segundo ele, a análise de solo é o maior indicador da situação de fertilidade do solo, enquanto que e a análise foliar revela o estado nutricional das plantas de soja. "Com as informações de análise de solo, de análise foliar e mais os índices apresentados pelo DRIS é possível avançar muito no que diz respeito à eficiência da adubação", garante Castro.

Para o pesquisador, há vários anos, a Embrapa vem buscando alternativas para aumentar a eficiência da adubação, o que pode resultar em incremento na produtividade sem alterar o custo com fertilizantes. "Técnicas adequadas de adubação foram indispensáveis para que, nos últimos 10 anos, a produtividade média de soja, no Paraná, saltasse de 2 mil para 3 milKg/há".

A Embrapa disponibiliza a conta de e-mail dris@cnpso.embrapa.br para prestar esse serviço via Internet. Posteriormente, o DRIS ficará disponível na página da Embrapa Soja para que o próprio usuário utilize o sistema.

Mais informações na Expointer: Fernando Taroco (Mtb 6725/RS) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 9965-6954 – (51) 458 4290 E-mail: fernando.taroco@embrapa.br

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Telefone: (43) 3371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/