01/09/03 |

Projeto ambiental do Cerrado participa de congresso internacional sobre Savanas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Membros do projeto Conservação e Manejo da Biodiversidade do Bioma Cerrado - CMBBC, parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Universidade de Brasília, o Ibama, a ABC e a Finatec, com apoio do seu parceiro financiador, o Departamento para o Desenvolvimento Internacional - DFID do governo britânico, vai participar da conferência internacional "Savanas Tropicais e Sazonalidade das Florestas Secas": Ecologia, Ambiente e Desenvolvimento", que acontece em Edimburgo, na Escócia, entre os dias 14 e 20 de setembro.

No dia 15, o pesquisador da Embrapa Cerrados e coordenador do CMBBC, José Felipe Ribeiro, vai apresentar o tema "Vegetação, formas de crescimento e fatores ambientais na distribuição das fisionomias do Cerrado". No dia 16, Ribeiro apresenta com os cientistas da Royal Botanic Garden Edinburg Jim Ratter e Sam Bridgewater a palestra "A fitogeografia e a diversidade beta do Cerrado brasileiro".

No dia 20, o coordenador do CMBBC apresentará o tema "O Cerrado brasileiro: caracterização e impactos humanos na biodiversidade". Ainda no mesmo dia, tratará, junto com o produtor Theodoro de Hungria Machado e o técnico do Ibama Reuber Albuquerque, sobre o "Uso racional e manejo da biodiversidade no Cerrado brasileiro".

Ribeiro explica que as palestras são produtos da primeira fase do CMBBC, em que foram consolidadas informações sobre o Cerrado. "A primeira palestra vai mostrar o que é o bioma, quais são os principais fatores ambientais que estão envolvidos na distribuição das fisionomias, e uma série de espécies que estão associadas com esses ambientes. "Depois vamos ver quais são as espécies generalistas e quais as que têm uma ligação específica com determinados ambientes", explica.

Nas outras duas palestras, Ribeiro vai mostrar como o Cerrado pode ser usado de maneira sustentável. "Faremos uma revisão de como o Cerrado tem sido utilizado desde que virou 'mania nacional', ou seja, um celeiro agrícola. Será que essa é a melhor alternativa? Quais são as principais alternativas para a gente sair de um mau manejo?", questiona. Por isso, leva o exemplo da fazenda Trijunção, em que há criação de animais silvestres, ecoturismo e criação de gado rústico (caracu) com pastagem nativa.

Desenvolvimento e reserva legal

O CMBBC também estará presente no evento com um pôster assinado pela pesquisadora da Embrapa Cerrados Fabiana de Gois Aquino, em co-autoria com Ribeiro e o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Bruno Machado Teles Walter. O tema é "Dinâmica de vegetação do Cerrado em áreas protegidas adjacentes às áreas de agricultura no município de Balsas, no Estado do Maranhão".

Fabiana explica que o termo "áreas protegidas " refere-se ao termo jurídico "reserva legal". Desde 1995, a Embrapa acompanha a vegetação nativa do cerrado do sul do Maranhão. "Nosso objetivo é avaliar a influência dos plantios nessas áreas", explica a pesquisadora.

A conferência internacional sobre savanas é uma promoção do Royal Botanic Garden Edinburgh, da University of Edinburgh e do Edinburg Centre for Tropical Forests. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail savanna-conference@ectf.co.uk.

Vivian de Moraes Embrapa Cerrados MTb 294.621 Telefone: (61)388-9953 Fax: (61)388.9884 E-mail: vivian@cpac.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Cerrados 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/