01/09/03 |

Embrapa Rondônia investe na capacitação de produtores rurais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Emater-RO organiza essa semana o curso "Bovinocultura de Leite", que acontece no Centro de Treinamento da Empresa em Ouro Preto d'Oeste (Centrer), município localizado a aproximadamente 410 quilômetros de Porto Velho, capital. O chefe geral da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pesquisador Newton de Lucena Costa, e o zootecnista João Paulo Guimarães Soares proferem palestras sobre os temas "Pastagens" e "Nutrição Animal", respectivamente, até o dia 3 de setembro, para 32 técnicos da Emater-RO e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A partir do dia 4 de setembro, o médico-veterinário Francelino Goulart da Silva Neto, da Embrapa Rondônia, aborda os temas "Sanidade" e "Melhoramento Genético" para o mesmo público.

Na próxima semana, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae-RO) é a entidade que patrocina o evento, destinado a mais 68 técnicos. O curso é resultado de uma parceria entre Embrapa Rondônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae-RO. No total, 100 técnicos da Emater-RO e do Senar serão atendidos.

A iniciativa pretende reciclar profissionais que trabalham com a extensão rural para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos produtores, possibilitando melhorias em produção, produtividade e qualidade de vida das famílias de agricultores de Rondônia. Aspectos como "ética na transmissão das informações" e "metodologias utilizadas na transmissão de conhecimentos" integram o conteúdo dos cursos. "Pretendemos formar multiplicadores das informações que serão transmitidas", pondera o pesquisador Adriano Stephan Nascente, um dos palestrantes do curso.

Fruticultura também recebe incentivos

Um convênio firmado entre Embrapa Rondônia e Sebrae-RO será responsável pela realização de cursos com ênfase em colheita e pós-colheita sobre "Fruticultura". A proposta de financiamento, de autoria da agência de fomento Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), prevê que uma das entidades co-executoras da parceria, a Embrapa Rondônia, ministre 78 cursos com 16 horas/aula cada a técnicos e produtores rurais com o objetivo de contribuir para o incremento da produção, produtividade, competitividade e melhoria da qualidade na cadeia produtiva da fruticultura em Rondônia.

O Centrer, em Ouro Preto d'Oeste, irá sediar nas duas próximas semanas os primeiros módulos do treinamento. Aspectos como "Potencialidades para a Fruticultura em Rondônia", "Solos e Adubação", "Pragas e Doenças", "Princípios de Colheita e Pós-colheita", "Comercialização e Marketing" e temas específicos, abordando as culturas da banana, coqueiro e cupuaçu, irão compor o conteúdo. Os cursos são divididos em aulas teóricas e práticas. Certificados serão entregues ao público participante. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centrer (69) 459-0046, pelo telefone da Embrapa Rondônia (69) 225-9387 ou ainda pelo e-mail gfviana@cpafro.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Telefone: (69) 225-9387 / 222-0014 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/