01/09/03 |

Embrapa expõe ciência e tecnologia na Amazontech 2003

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Será aberta dia 24 de setembro, às 17h30, no Teatro Amazonas, em Manaus (AM), a AMAZONTECH 2003 - Novos Rumos para a Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis, a feira itinerante que acontece na região Norte com a finalidade de promover o agronegócio e o desenvolvimento da ciência e tecnologia, baseados na sustentabilidade ambiental, melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população regional.

O evento, fruto da parceria entre a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Sebrae, proporcionará ao público (estimado em 100 mil pessoas), oportunidades de negócios, com a finalidade de abrir novos mercados e promover o intercâmbio de tecnologias e conhecimentos para  o desenvolvimento sustentável da Região.

A chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Aparecida Claret de Souza, diz que o evento será uma oportunidade ímpar para a divulgação de novos conhecimentos e tecnologias necessários para os diversos sistemas de produção agropecuários.

O evento terá espaço dedicado à rodada de  projetos e de negócios, cursos técnicos, cozinha experimental, dias de campo, mesas redondas, palestras, vitrine tecnológica e diversos fóruns, como o da Embrapa, que reunirá a direção da Empresa e os chefes das Unidades da Região Norte.

Na rodada de projetos, haverá a oferta de projetos de várias instituições que deverão ser apreciados por agentes financiadores. Na rodada de negócios, empresas âncoras oferecerão seus produtos a interessados previamente inscritos. No campo do agronegócio, em um estande de 150 m² a Embrapa mostrará tecnologias geradas e desenvolvidas no Amazonas e em 14 outras Unidades localizadas  nas demais regiões do Brasil.

Com a finalidade de valorizar a produção de alimentos regionais serão realizados cursos práticos, na Cozinha Experimental. Para ampliar suas ações, a Empresa firmou parceria com o Senac e a Pastoral da Criança, no Amazonas.

Com o tema: aproveitamento de várzea e terra-firme, será realizado dia de campo, no Município de Iranduba. Serão realizadas outras atividades técnicas como: visitas às Vitrines Tecnológicas; Mesas-Redondas sobre Produção Pecuária na Amazônia, Produção de Grãos  e Manejo Florestal na Amazônia.

Para os cursos oferecidos pela Embrapa e seus parceiros foram selecionados temas de interesse geral,  como: piscicultura, produção de mudas, uso das terras na Amazônia, educação ambiental, processamento mínimo de frutas, sistemas intensivos de produção de carne na Amazônia,  aproveitamento agroindustrial de frutas nativas (secagem e desidratação), introdução à agricultura orgânica e agroecologia, produção de alimentos seguros e produção integrada de frutas.

As palestras terão como tema: criação de quelônios (tartarugas e tracajás), produção de frangos caipiras, produção de café Conilon (espécie adaptada para a Região Norte), controle biológico do café, pesquisa e desenvolvimento do dendê,  biodiversidade na Amazônia, agricultura urbana e desenvolvimento humano, agricultura no Amapá e análise financeira de sistemas agroflorestais. A Embrapa trará especialistas de outras Unidades, das várias regiões do País, e oferecerá importante oportunidade de capacitação para estudantes, técnicos e produtores que atuam na da Região Amazônica.

Maria José Tupinambá 114 MTb/AM Embrapa Amazônia Ocidental Contatos: (92) 621-0406/0300 - maria@cpaa.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Amazônia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/