01/09/03 |

Índios Xavantes recebem sementes de milho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Funai (Fundação Nacional do Índio) repassarão sementes de milho variedade para os índios Xavantes, que habitam o Mato Grosso. Na quarta-feira, 1º de outubro, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Ramiro Vilela de Andrade e Guilherme Carrano, da Coordenação de Projetos Especiais da Funai, entregarão 55 kg de sementes de milho na Terra Indígena São Marcos, que compreende 11 aldeias.

Será uma entrega simbólica: além dessas aldeias, a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Funai repassarão o milho a aldeias de outras oito regiões. Ao todo, serão 342 kg de sementes de milho entregues a cerca de 100 aldeias Xavantes. Esse povo – atualmente entre 10 e 12 mil pessoas – cultivava cinco variedades indígenas Nodzob (awawi, udzé, pré, a e rãre), que com o tempo foram perdidas.

A Embrapa, através dos pesquisadores Ronaldo de Oliveira Feldmann da Embrapa Milho e Sorgo e Antônio Rodrigues de Miranda da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), guardaram sementes dessas variedades indígenas. No final da década de 70, eles levaram amostras do Nodzob para o BAG (Banco Ativo de Germoplasma) da Embrapa Milho e Sorgo.

Os Xavantes, apesar de viverem em aldeias às vezes distantes centenas de quilômetros, formam o mesmo povo e têm os mesmos rituais. O milho é uma cultura agrícola utilizada nesses rituais; sem ele, os Xavantes não conseguiam exercitar parte de sua cultura.

O milho que será doado foi cultivado no campo experimental da Embrapa que fica em Nova Porteirinha-MG. A intenção é que esse seja apenas um dos povos indígenas a se beneficiar do trabalho conjunto entre a Embrapa e a Funai. Ramiro, da Embrapa, assegura que é possível disponibilizar materiais do BAG de milho da Embrapa também para outros povos indígenas. A Funai faria os contatos com os povos e repassaria à Embrapa a demanda.

O resgate de culturas agrícolas entre os povos indígenas é um exemplo de ação desenvolvida pela Embrapa que promove maior eqüidade social. Com isso, a empresa exercita sua responsabilidade social, possibilitando que seu trabalho chegue a diferentes segmentos da sociedade brasileira.

Clenio Araujo - MTb 06.279 JP/MG Embrapa Milho e Sorgo Contatos: (31) 3779-1172 - clenio@cnpms.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/