01/09/03 |

Fórum Embrapa defende parceria institucional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de fortalecer a relação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e os governos estaduais da região Norte, foi realizado dia 25 de setembro, em Manaus, o Fórum Embrapa. O evento reuniu, pela primeira vez, os chefes-gerais das unidades da Embrapa e secretários de agricultura da região Norte, que trouxeram para discussão a proposta "Agricultura Sustentável na Amazônia - uma nova política agrícola  para Amazônia Legal - elaborada por eles e entregue ao Ministro Roberto Rodrigues que participou da abertura do Amazontech 2003.

O Fórum Embrapa é uma reunião anual do Comitê Interno Permanente de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável da Embrapa na Amazônia (Cipea), que ocorre paralela ao Amazontech 2003 - Novos rumos para a ciência, tecnologia e negócios sustentáveis. A chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) Aparecida Claret, informou que o Fórum está discutindo, principalmente, as estratégias para fortalecimento da Embrapa na região Norte visando atender as demandas de pesquisa e desenvolvimento.

Iniciado com a exposição dos secretários estaduais, o encontro foi considerado pelo presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, como ''excelente oportunidade'' para o estreitamento da relação entre a pesquisa e a extensão rural. ''A Embrapa sozinha não vai conseguir alavancar a produção agropecuária na região Norte'', disse. Segundo ele, a Embrapa tem um papel a desempenhar nesse processo, mas se não estiver integrada com todos os órgãos públicos, não alcançará seus objetivos. ''Nós temos muitas propostas no papel, mas para operacionalizá-las esbarramos em alguns entraves'', comentou referindo-se à falta de recursos, um problema crônico nas instituições de pesquisa de ''qualquer parte do mundo''.

Como alternativa a esse problema, ele defende uma postura mais ousada e criativa dos órgãos de pesquisa, quando da elaboração de projetos para captação de recursos. Defendeu a elaboração conjunta de propostas apresentadas por todos os órgãos de pesquisa e extensão rural.

Para o secretário Luiz Castro, da Secretaria Estadual da Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado (Sepror/AM), o estreitamento da relação entre a Sepror com a Embrapa, as ONGs, cooperativas, associações de prefeituras e sindicatos  vai fazer com que o setor se organize melhor e aumente as possibilidades de alocar recursos para a pesquisa.

O Governo do Estado do Amazonas, conforme o secretário, já vem demandando a Embrapa, com a realização de cursos direcionados aos técnicos da extensão rural que atuam nos escritório da Sepror no interior do Estado. Ele se refere ao termo de cooperação técnica que está agora na fase de financiamento de algumas ações de pesquisa ou de difusão tecnológica que foi assinado em março deste ano entre o diretor- presidnete da Embrapa e o governador Eduardo Braga.

O momento, de acordo com o secretário, é propício ao desenvolvimento sustentável da região amazônica. Os secretários  de Agricultura, com apoio do ministro Roberto Rodrigues e dos governadores estariam, na valiação de Luiz Castro, conseguindo organizar a massa crítica do setor primário, ''para deixarmos de sermos considerados destruidores da natureza e passarmos a ser vistos também como protagonistas da luta pela defesa do meio ambiente''.

Maiores informações sobre as tecnologias da Embrapa que estão sendo apresentadas no Amazontech 2003 podem ser obtidas com as Assessoras de Imprensa: Maria José Tupinambá (92) 9132-1112 e Elizabete Antunes (61) 9965-6954.

Maria José Tupinambá - 114 MTb/AM Embrapa Amazônia Ocidental Contatos: (92) 9132-1112 - maria@cpaa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/