01/09/03 |

Dia de Campo na TV aborda produção de matrizes de morango

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 12 de setembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a produção de matrizes de morangueiro. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A implantação de morangueiros com mudas sadias é a melhor medida para o manejo de doenças da cultura. O sistema proporciona a redução do uso de defensivos, aumenta a produtividade de maneira significativa e, com certeza, melhora a qualidade do morango. E mais, diminui os riscos de prejudicar a saúde de agricultores e consumidores da fruta.

Por todas essas vantagens, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) estimula a produção de matrizes de morangueiro em todo o Brasil. O trabalho consiste no fornecimento de material com identidade genética e atualização tecnológica nas áreas de cultura in vitro de tecidos e fitossanidade. A pesquisa conta com apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). Laboratórios comerciais e empresas parceiras também participam do trabalho. Uma delas é a In Vitro Biotecnologia, que já produz milhares de matrizes nesse sistema.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Clima Temperado Jornalista: Deva Rodrigues (MTB/RS 5297) Telefone: (53) 275-8113 E-mail: deva@cpact.embrapa.br

Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA) Embrapa Informação Tecnológica Telefone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/