01/09/03 |

Sementes de forrageiras garantem qualidade à produção de carne bovina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 5 de setembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema produção e uso de sementes de forrageiras. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para obter uma pecuária produtiva, rentável e de qualidade, um dos fatores necessários é a formação de uma boa pastagem, com sementes de qualidade e com variedades adequadas a cada situação. Para isso, é necessária uma produção de sementes de forrageiras altamente profissionalizada e que siga recomendações técnicas.

A produção de sementes tornou-se uma atividade agrícola como qualquer outra, exigindo tecnologia, eficiência, bom gerenciamento e ótima qualidade. Da mesma maneira, o pecuarista também deve ser um bom agricultor, pois precisa formar suas pastagens de maneira altamente tecnificada e eficiente, com menores custos e maior produtividade e mais qualidade. Já se foi o tempo em que o gado, de corte ou de leite, era deixado pelos campos, alimentando-se de forragens de baixa qualidade e sem maiores cuidados de manejo.

Graças às modernas tecnologias adotadas pela pecuária brasileira nos últimos anos, entre elas a boa produção e o uso de sementes de forrageiras, a média de idade de abate do gado de corte foi reduzida de cinco para três anos. Isto levou à redução de custos e aumento de rentabilidade para o pecuarista, além de propiciar carne com melhor qualidade ao consumidor.

O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações:

Jorge Reti (MTb 12693-SP) Embrapa Pecuária Sudeste Fone: (16) 261-5611 E-mail: jreti@cppse.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica Jorge Macau (978/04/98/MA) Fone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/