01/09/03 |

Embrapa treina primeira turma de capacitadores em educação ambiental

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou a capacitação dos empregados de todas as 39 Unidades espalhadas pelo Brasil, para atuarem como agentes multiplicadores em educação ambiental. "É uma forma de ampliar nosso compromisso institucional sobre o meio ambiente", explica o diretor-presidente Clayton Campanhola.

Uma equipe de instrutores, formada por empregados da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e do Departamento de Gestão de Pessoas (Brasília, DF), está orientando atualmente multiplicadores das unidades localizadas em São Paulo. Em setembro, o curso será oferecido para unidades da Região Sul, em outubro para as da Região Norte e Nordeste e as situadas no Rio de Janeiro e em novembro para os empregados das unidades da Região Centro-Oeste.

Serão 5 módulos, um por dia, com dinâmicas de grupo, testes de percepção ambiental preliminar das Unidades e da região. A parte teórica aborda a história e conceitos de educação ambiental, características da práxis socioambiental do método ver-julgar-agir, segurança alimentar e planejamento participativo. O método Ver- Julgar – Agir, associado ao diagnóstico, avaliação de impacto e gestão ambiental é uma proposta de educação ambiental voltada ao ser humano, o principal agente de mudanças na sociedade. O educador precisa ter domínio da disciplina ou pelo menos do processo de construção de conhecimento, conceitos e relações sociedade e a natureza, com as informações básicas fornecidas pelo curso. Instrumentaliza também o indivíduo a desenvolver sua percepção ambiental.

O método tem sido aplicado pela Embrapa Meio Ambiente nos últimos três anos em escolas de ensino fundamental e médio em diversos municípios da região de influência. As dinâmicas de grupo e as oficinas trabalham com o modo de vida e impactos ambientais globais, o entorno, a comunidade próxima e contextualização local. Os multiplicadores têm a missão de repassar esses conhecimentos a todos os empregados de seu centro de pesquisa, com propostas de projetos específicas para cada região, no Curso de Educação Ambiental à Distância, do Programa de Capacitação Corporativa da Embrapa, com previsão de realização a partir de março de 2004.

Jornalista: Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Telefone: (19) 3867-8708 E-mail: cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/