01/09/03 |

Novas tecnologias em conservação de grãos e sementes na Expointer

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está apresentando na Expointer – 2003, que acontece até o dia 07 de setembro, em Esteio, RS, suas novas tecnologias em conservação de grãos e sementes.

Os Programas MIPGRÃOS – Manejo Integrado de Pragas de Grãos Armazenados, e MIP Sementes – Manejo Integrado de Pragas em Sementes Armazenadas são tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Trigo para a conservação de grãos armazenados e para tratamento de grãos e sementes nas Unidades Armazenadoras e propriedades rurais através da utilização da Terra de Diatomáceas.

O Manejo Integrado de Pragas de Grãos Armazenados, permite, através de procedimentos de acompanhamento, limpeza e higienização das unidades armazenadoras, eliminar as pragas que atacam os grãos e causam danos estimados em 10% da produção anual brasileira, o que corresponde a aproximadamente R$ 1,4 bilhões/ano. Além destas, existem as perdas qualitativas provocadas pelas pragas que desvalorizam, e/ou desclassificam o grão comercialmente.

Com o uso da técnica há diminuição dos riscos à saúde humana e animal, e menor poluição ambiental pela racionalização de uso de pesticidas destinados ao controle das pragas de grãos armazenados. Esses pesticidas, se não manejados adequadamente, afetam o ambiente e são carreados como resíduos nos alimentos in natura ou mesmo processados, afetando a cadeia alimentar humana.

Além deste, o Programa MIP Sementes também foi desenvolvido pela Embrapa Trigo no intuito de auxiliar o agricultor na conservação das sementes armazenadas. Trata-se de um procedimento simples com o qual o produtor de sementes pode assegurar a preservação da qualidade do produto, evitando o ataque de pragas nas sementes desde o recebimento, durante o processamento e a armazenagem e até o momento da comercialização.

Com essa tecnologia, o produtor de sementes utiliza um produto atóxico, terra de diatomáceas, na dose de 1kg / t de semente mantendo o efeito por um longo tempo, além de controlar todas as pragas que atacam as sementes armazenadas, diminuindo os custos e a poluição ambiental. A aplicação deste produto é feita através de equipamento simples, com deposição do pó diretamente na semente, no momento da armazenagem ou por ocasião do ensacamento.

Mais informações na Expointer: Fernando Taroco (Mtb 6725/RS) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 9965-6954 – (51) 458 4290 E-mail: fernando.taroco@embrapa.br

Lisandra Lunardi (MTb. 9444/RS) Embrapa Trigo Telefone: (54) 311.3444 E-mail: lisandra@cnpt.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/