01/09/03 |

Workshop debate influência de organismos do solo na agricultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Potencializar a permanência de espécies de minhocas, cupins e formigas benéficas ao equilíbrio do solo e controlar as espécies prejudiciais a agricultura é o objetivo de um grupo de 25 professores e pesquisadores de sete países ibero-americanos, que estarão reunidos em Londrina, de 8 a 12 de setembro, no Comfort Suites Hotel, em Londrina (PR), para participar do Workshop sobre o Uso da macrofauna do solo na agricultura do século XXI.

O evento vai reunir representantes de universidades e de centros de pesquisa do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru, Cuba e Espanha, participantes do grupo de macrofauna de cooperação técnico-científico Ibero-Americano. Esse grupo estuda há mais de quatro anos a macrofauna do solo, que é formada por minhocas, formigas, cupins e corós. "Existem milhares de espécies desses organismos, sendo que alguns deles são imprescindíveis para a manutenção da qualidade do solo. No entanto, outras espécies são pragas que afetam diretamente a agricultura e precisam ser controladas" explica o pesquisador George Brown da Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, palestrante do evento. "Nosso objetivo é entender como ocorre o equilíbrio dessa macrofauna e estabelecer indicadores para a presença ou ausência desses organismos no solo", afirma.

Na palestra de abertura, às 9horas, do dia 8, o coordenador do Instituto do México, Carlos Fragoso, irá abordar um histórico do trabalho do grupo, contextualizar as atividades atuais e traçar as perspectivas futuras dessa rede de profissionais. Um dos principais resultados do trabalho do grupo é a elaboração de um livro sobre macrofauna do solo, que será concluído nesse encontro de Londrina. "O livro trará informações sobre a classificação de insetos, ecologia e manejo dos organismos do solo. A intenção é elaborar uma espécie de guia que irá auxiliar na formação de profissionais e estudantes que estudam biologia, agronomia e ciência do solo", conta Brown.

De acordo com o pesquisador, além de concluir os capítulos do livro, o grupo pretende avaliar os objetivos atingidos nos últimos quatro anos e o impacto do projeto; consolidar a rede de pesquisa, definir objetivos futuros e traçar alternativas para obter recursos financeiros. O evento é uma promoção do Instituto de Ecologia, do México e da Embrapa Soja.

OBS: No dia 9, terça-feira, a partir das 9 horas, o grupo visitará as instalações da Embrapa Soja, na Warta, em Londrina.

Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Telefone: (43) 3371-6061/ E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Solos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/