01/09/03 |

Cavaleiro brasileiro parte de Corumbá/MS rumo à América do Norte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O cavaleiro Edson Carvalho, conhecido como Edy Brazil, retomou nessa terça-feira, dia 16 de setembro, sua aventura internacional de percorrer as Américas a cavalo. Depois de passar cerca de seis meses em Corumbá/MS, com o objetivo de obter a documentação sanitária dos seus cavalos, Edy Brazil partiu às 8 horas, da Pousada do Cachimbo, localizada na Rua Alan Kardec, nº 4, no bairro Dom Bosco.

Para dar continuidade a sua aventura, Edy precisou obter alguns documentos oficiais que comprovassem a saúde e a origem de seus quatro cavalos. Segundo ele, com a documentação que agora ele tem em mãos e com o resultado dos exames sanitários a continuidade da viagem está garantida. "Gostei muito de Corumbá, o pessoal daqui é muito hospitaleiro. Mas, não vejo a hora de continuar minha aventura. Estou muito feliz com a possibilidade de continuar, pois ficar muito tempo parado no mesmo lugar não é bom para os cavalos, que se acostumam com a rotina e a alimentação", explicou o cavaleiro. Agora ele pretende prosseguir rumo à América do Norte, passando pela Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, México, Estados Unidos e, finalmente, Canadá.

Edy ressalta que o apoio da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coletando e viabilizando a realização dos exames sanitários foi fundamental para o início dessa segunda etapa da aventura. "Com os documentos que atestam as boas condições de saúde dos cavalos e com os resultados dos exames, posso partir com a segurança de que aventura irá continuar e que o meu sonho de levar o nome do Brasil para o Guiness Book, poderá se concretizar", ressaltou.

Para o pesquisador da Embrapa Pantanal, Roberto Aguilar, contribuir com a cavaleiro brasileiro e auxiliá-lo na realização de seu sonho é muito gratificante. "Essa é uma oportunidade interessante para que a Embrapa colabore diretamente com um cidadão brasileiro na realização de seu objetivo. Acredito que indiretamente nossas pesquisas contribuam para isso, mas nesse caso, o resultado foi muito significativo", completou o pesquisador.

Histórico – O cavaleiro começou sua viagem em novembro de 1999, quando partiu de Goiás. Durante esses anos de viagem, ele percorreu mais de 8 mil e 500 quilômetros sozinho, acompanhado apenas de seus cavalos. Nesse período, ele passou por Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, retornando rumo a Corumbá.

Edy pretende chegar no Canadá por volta do ano de 2005 ou 2006. "Quero levar o nome do Brasil para o Guiness Book, objetivando garantir lugar de destaque ao primeiro cavaleiro brasileiro a cavalgar por todas as Américas", explicou Edy Brasil. Apaixonado por cavalos, Edy tem outra razão para a realização da aventura. "Pretendo ainda provar a resistência e a rusticidade das raças eqüinas brasileiras. Nessa aventura, estou viajando com quatro éguas das raças pampa, campeira das araucárias, manga larga mineira e uma pantaneira", salienta o cavaleiro.

O cavaleiro explica que essa viagem é a realização de um projeto de vida pessoal. "Esse é um sonho que tenho desde criança. Espero cumprir meu objetivo de chegar no Canadá, dentro do prazo estipulado, apesar dos desafios e barreiras burocráticas que tenho enfrentado", enfatiza o Edy Brazil.

Christiane Rodrigues Congro MTB 00825/SC Embrapa Pantanal Contatos: (67) 233-2430 (ramal 252) - congro@cpap.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Pantanal 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/