01/09/03 |

Workshop discutirá recursos hídricos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Discutir e propor soluções para os problemas relativos à gestão ambiental no âmbito das bacias hidrográficas, visando à sustentabilidade do uso dos recursos hídricos, nos meios urbano e rural, e suas relações com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a qualidade ambiental são os objetivos do Workshop Ambiental para o Uso dos Recursos Hídricos, que será realizado, em parceria, pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) e Embrapa Meio Ambiente (Campinas-SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no período de 16 a 18 de setembro, no Centro de Convenções de Aracaju-SE.

O evento será direcionado para representantes e técnicos de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, de organizações não-governamentais e de comitês de bacias hidrográficas, empresários e produtores rurais, bem como estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação de áreas afins e a sociedade em geral. Segundo o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros e coordenador do evento, Júlio Amorim, a gestão ambiental para o uso sustentável dos recursos hídricos, "além de ser um tema bastante polêmico e abrangente, que diz respeito à população brasileira, é de grande importância por ser a escassez de água doce um dos principais problemas atuais enfrentados pela humanidade, senão o maior desafio do milênio".

O evento contará com a participação de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco e Sergipe, da ONG "Água é Vida", da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, da Administração Estadual do Meio Ambiente - Adema, da Superintendência de Recursos Hídricos e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - Emdagro, além de professores da UFS, UFRPE, UFCG e Universidade Tiradentes - UNIT e técnicos do Ibama, da Agência Nacional de Águas - ANA e da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

Serão dois dias de palestras, debates e mesas redondas e o último dia, destinado a trabalhos em grupo, onde técnicos e representantes dos órgãos irão propor soluções para os problemas discutidos. De acordo com Amorim, as soluções poderão vir através de parcerias, visando à elaboração de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, cursos de capacitação e programas de educação ambiental que envolverão a sociedade e os governos municipal, estadual e federal.

Abundância ameaçada

A água – essencial à vida e imprescindível às diversas atividades humanas – constitui recurso natural de valor inestimável, mas nem sempre devidamente considerado. Embora seja a substância simples mais abundante na biosfera, ocupando ¾ da superfície terrestre, a quantidade de água pura existente no planeta é finita e, atualmente, vem diminuindo gradativamente, devido ao crescimento populacional, expansão das fronteiras agrícolas e degradação dos recursos naturais.

Dentre os problemas brasileiros relacionados à gestão dos recursos hídricos, dois temas têm se destacado e são o foco das atenções do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos: a questão da seca no Nordeste e a poluição dos rios, pelo impacto que têm tanto na segurança alimentar e qualidade de vida dos mais carentes como no desenvolvimento e economia do País.

Jornalista: Sayonara Marinho Embrapa Tabuleiros Costeiros Telefone: (79) 2261300 ramal 1361 E-mail: sayonara@cpatc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/