01/09/03 |

Embrapa realizará desfile de peças em lã artesanais na Expointer

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentará na Expointer 2003, o uso da lã ovina crioula como incentivo ao artesanato gaúcho através de um desfile de modas, com peças e acessórios produzidos pelos grupos de artesãos da região da Campanha do Rio Grande do Sul.

O evento acontece em parceria com a Emater/RS e o SEBRAE/RS, no dia 6 de setembro, sábado, às 17h, na Casa da Tecnologia da Embrapa. A mostra será apresentada pela Cia. de Danças de Lavras do Sul. Mostra a autenticidade do artesanato em lã, buscando peças originais tingidas naturalmente, que procuram respeitar os princípios do desenvolvimento rural sustentável.

Os grupos de artesãos de Lavras do Sul, Bagé e São Gabriel confeccionaram peças do vestuário com lã ovina, usando a técnica de tingidura com corantes naturais e peças para decoração com lã ovina crioula, também utilizando frutas, raízes, sobras da cozinha, plantas, líquens, serragem e outros elementos naturais para compor às cores da lã da ovelha (mesclas do branco ao preto), novas cores para embelezar e valorizar o produto.

Tingimento da lã ovina - o tingimento da lã é uma ação realizada pela unidade de pesquisas de Bagé, como forma de resgatar a cultura da região do pampa gaúcho. Estratégias são realizadas dentro do projeto de pesquisa "uso e conservação da Ovelha Crioula Lanada", pela pesquisadora Clara Vaz, para fomentar o desenvolvimento de programas de agricultura familiar.

Para Clara este trabalho está apresentando tecnologias para o uso na agroindústria familiar, visando a subsistência e/ou a geração de renda não só com a carne, mas também com a lã. "Estão identificadas espécies vegetais que possibilitam variações de cerca de onze tonalidades, mas alerta que podem ocorrer diferenças dos tons originais conforme a estação do ano, ciclo vegetativo e a água utilizada", explica.

O Herbário da unidade também participa desta ação. Ali foram identificadas e catalogadas a flora utilizada neste trabalho. Alecrim-do-campo, chirca, macela, vassoura, são joão, corunilha, salso, molho, carqueja e erva lanceta são algumas ervas experimentadas, assim como, se prestam para este processo líquens, galhos de frutíferas cultivadas na região e as flores, folhas, madeiras e cascas de outras plantas e sobras de serrarias.

A Importância do trabalho - por meio deste trabalho a pesquisadora fala que "vejo uma oportunidade recuperar os conhecimentos populares, passados de pai para filho, que aliado a migração das pessoas do campo para a cidade, foi esquecida e que hoje, raramente, encontra-se alguém que conheça todas as etapas do processo", enfatiza. Além disso, este trabalho busca agregar valor à qualidade de vida dos cidadãos e promover ações com princípios agroecológicos.

Outro fator importante, é que Clara considera esta atividade bastante lucrativa para economia de pequenos produtores familiares. "Estes procedimentos de tingidura podem render bons lucros para o produtor, sendo capaz de complementar sua renda. Para 1k de lã crua fiada, você pode obter 14 vezes mais o valor de 1kg de lã suja; 1kg de tecelagem em lã crua, 26 vezes mais o valor de 1kg de lã suja e 1kg de tecelagem em lã crua tingida com corantes naturais, 50 vezes mais o valor de 1kg de lã suja", esclarece.

Na Casa de Tecnologia da Embrapa estarão à mostra boinas, ponchos, ruanas, coletes, xales, mantas, toalhas, cobertores, almofadas, e outras peças para o público visitante conferir e adquirir, além de contatos com os artesãos para conhecer seu trabalho. Uma amostragem das ervas e material utilizado na tingidura estarão expostos aos curiosos e interessados.

Mais informações na Expointer: Fernando Taroco (Mtb 6725/RS) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 9965-6954 – (51) 458 4290 E-mail: fernando.taroco@embrapa.br

Cristiane Betemps - MTB 7418 - RS Embrapa Pecuária Sul Telefone: 053) 242 8499, ramal 253 E-mail: betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Ovinos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/