01/09/03 |

Encontro indígena destaca ações da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Mucurundâ Kon – Nosso Encontro, no dialeto dos índios macuxi, em Roraima – de quinta-feira, dia 18, foi diferente. Pelo menos 300 índios participaram de dias de campo, palestras técnicas e de ações do Programa Embrapa & Escola, como parte da programação do evento, que aconteceu nas comunidades Barro, São Jorge e Contão, em Pacaraíma, município a 220 quilômetros ao norte de Boa Vista. A Embrapa Roraima (Boa Vista, RR) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apoiou o evento através do Núcleo de Transferência de Tecnologias em  Comunidades Indígenas, coordenado pela pesquisadora Patrícia Costa. Na comunidade Barro, a partir das 8 horas, o dia de campo foi sobre a cultura da banana, uma das maiores expressões da agricultura do estado. O evento teve duas estações: na primeira,  o  pesquisador Otoniel Ribeiro Duarte falou sobre A Cultura da Banana nas Savanas de Roraima. Na segunda, o técnico Vitoriano Lopes mostrou os resultados de pesquisa com a  banana no estado. Feijão Caupi - O dia de campo na comunidade São Jorge, que também começou às 8 horas, foi sobre o feijão caupi. Serão quatro estações: Manejo da Cultura do Feijão Caupi – pesquisador José Oscar Júnior -; Insetos que Atacam o Feijão Caupi – pesquisador Paulo Roberto Valle -; Importância de Doenças do Feijão Caupi – pesquisadora Kátia Nechet -; e Estratégias de Controle de Doenças do Feijão Caupi – com o pesquisador Bernardo Hafeld.

As palestras técnicas e as ações do Programa Embrapa & Escola forma desenvolvidas à tarde, a partir das 14 horas, na comunidade Contão. Os pesquisadores Evandro Neves Muniz e Aloísio Vilarinho falaram sobre Tópicos para Melhoria no Manejo Alimentar de Bovinos e Cultivo de Milho, respectivamente. As ações do Embrapa & Escola, como exibição de vídeos, foram coordenadas pelo técnico Vitoriano Lopes.

O Mucurundâ Kon é a versão moderna da 11ª Assembléia Geral Ordinária dos Tuxaus – chefes indígenas - promovida pela Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima, Aliança de Integração e Desenvolvimento do Estado de Roraima e Associação Regional Indígena dos Rios Kinô e Cotingo e Monte Roraima. As três entidades concentram 62 comunidades indígenas das etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang e Ingaricó.

Fernando Sinimbu - 654 MT/PI. Embrapa Roraima Contatos: (95) 626-7125 - fernando@cpafrr.embrapa.br

 

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/