01/09/03 |

Agricultores de projeto de assentamento conhecem tecnologias na Embrapa Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Aproximadamente 20 agricultores familiares do projeto de assentamento "Joana D'Arc", localizado em Porto Velho, participam de dia de campo nessa sexta-feira, 5, na Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Variedades de banana do grupo FHIA (01, 18 e 21), Thap Maeo e Caipira serão apresentados. FHIA é a sigla da Fundação Hondurense de Investigações Agrícolas – localizada em Honduras – e responsável pelo desenvolvimento das variedades altamente tolerantes ao ataque da sigatoka negra. A doença – uma das principais que atacam os bananais – já foi classificada como ameaça à extinção da planta pelo cientista belga Emile Frison, coordenador da Rede Internacional para o Aprimoramento da Banana, órgão sediado em Montpellier, na França.Aproximadamente 20 agricultores familiares do projeto de assentamento "Joana D'Arc", localizado em Porto Velho, participam de dia de campo nessa sexta-feira, 5, na Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Variedades de banana do grupo FHIA (01, 18 e 21), Thap Maeo e Caipira serão apresentados. FHIA é a sigla da Fundação Hondurense de Investigações Agrícolas – localizada em Honduras – e responsável pelo desenvolvimento das variedades altamente tolerantes ao ataque da sigatoka negra. A doença – uma das principais que atacam os bananais – já foi classificada como ameaça à extinção da planta pelo cientista belga Emile Frison, coordenador da Rede Internacional para o Aprimoramento da Banana, órgão sediado em Montpellier, na França.

No entanto, o fungo responsável pelo seu desenvolvimento está sendo combatido pela Embrapa através da introdução de variedades que se têm mostrado altamente tolerantes, como as que serão mostradas no dia de campo na Unidade da empresa em Rondônia. "Iremos apresentar os principais aspectos do sistema de produção, além das doenças, pragas e tratos culturais", revela o engenheiro agrônomo e supervisor da visita, Zenildo Ferreira Holanda Filho. O engenheiro e o pesquisador na Área de Fitotecnia da Embrapa Rondônia José Nilton Medeiros Costa proferem palestras em dois ambientes: Sala de Treinamento (Bloco A) e Vitrine Tecnológica (Campo Experimental), local que reúne as variedades que serão demonstradas. O dia de campo acontece até o meio-dia.

Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Telefones: (69) 225-9387 / 222-0014 (ramal 6530) Fax: (69) 222-0409 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/