01/10/03 |

Ovinos Crioulos da Embrapa participam de remate

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No próximo Sábado, dia 18, a Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  participa do remate de ovinos, durante a 91ª Expofeira de Bagé, no Parque da Associação Rural. O leilão de 20 ovinos crioulos da unidade de pesquisas estarão à venda a partir das 16h30, no pavilhão da ovinocultura. As condições do remate serão iguais aos de bovinos, em cinco parcelas iguais, com entrada de 20% do valor no ato.

Estarão em pista 6 borregas, 10 ovelhas paridas e 10 carneiros. O remate estará sendo acompanhado pela pesquisadora Clara Vaz, responsável na Embrapa, pelo projeto de uso e conservação da ovelha crioula, raça reconhecida oficialmente, desde 2001, pelo Ministério, que em processo de extinção, foi resgatada e desenvolvida para apoio aos programas de agricultura familiar.

Os ovinos desta raça caracterizam-se pela aptidão mista (carne, pele e lã), podendo apresentar fibras naturalmente coloridas para uso em tapeçaria industrial e artesanato A ovelha crioula gera um ciclo completo de produção a pasto em 210 dias: da cria, obtém-se carne, pele e vísceras; da mãe, lã e a possibilidade do aproveitamento do leite. A lã utilizada nas diversas tecelagens origina peças artesanais rústicas. O resgate da criação de ovelha crioula possibilita retomar parte da cultura popular dentro dos mais diferenciados níveis sociais.

Cristiane Betemps - MTB 7418 - RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: 053) 242 8499, ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Ovinos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/