01/10/03 |

Embrapa e IAC selecionam variedades em Citros de Mesa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma boa novidade no segmento de citros para mesa pode modificar o hábito de produção e consumo destas frutas pelos brasileiros. A Embrapa Transferência de Tecnologia - vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento, em parceria com o Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, selecionou algumas cultivares de tangerina e laranja inclusive algumas sem semente e fará a avaliação delas para possibilitar o aumento das variedades destas frutas para consumo in natura.

Num prazo de 2 a 3 anos serão divulgadas aos produtores as identificações destes materiais com melhor adaptação regional, informa Rogério de Sá Borges engenheiro agrônomo do Escritório de Negócios da Embrapa em Campinas. Ele destaca que, entre as variedades avaliadas, estão algumas que apresentam precocidade na colheita e outras que podem ser colhidas após o período de safra das variedades tradicionais, ampliando assim a época de comercialização dos frutos, a oferta do produto ao consumidor e a renda dos produtores.

Para quem pratica a agricultura familiar, este tipo de produção torna-se muito interessante economicamente, pois, o produtor pode plantar pequenas áreas com variedades diferentes e colher cada uma em épocas distintas do ano, mantendo seus produtos no mercado durante mais tempo.

Para o consumidor, além de um produto de melhor qualidade, esta diversidade de cultivares proporciona a possibilidade de degustar frutas cítricas como laranjas e tangerinas durante muitos meses ao ano e não apenas no período tradicional de oferta destas frutas.

O andamento do projeto - A partir de variedades selecionadas foram montadas Unidades de Observação (plantio em parcelas) em parceria com instituições de pesquisa e alguns agricultores nas cidades de Araxá (MG), Cristalina (GO), Primavera do Leste (MT), Itaiópolis (SC), Santa Margarida do Sul (RS), Capão Bonito, Jundiaí, Monte Alegre do Sul e Cordeirópolis (SP). Para a condução dessas Unidades de Observação, a Embrapa, conta com o apoio de agrônomos dos seus escritórios de negócios de Uberlândia (MG), Canoinhas (SC), Rondonópolis (MT), Goiânia (GO) e Passo Fundo (RS), este último, conduzindo a Unidade de Observação de Santa Margarida do Sul, região que desponta como um novo pólo de citricultura no país.

O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho e a adaptação em diferentes regiões do país, de algumas variedades pré-comerciais de citros, que apresentam, potencialmente, características típicas para frutas de mesa como: melhor coloração externa, tamanho, sabor e facilidade em descascar.

Este trabalho teve início em 2001 com a seleção de produtores parceiros, a multiplicação de materiais, a produção de mudas e a preparação das áreas de avaliação. Atualmente as Unidades de Observação já implantadas estão em processo de condução e manutenção.

Os próximos passos para a conclusão deste trabalho são: a avaliação do desenvolvimento das plantas e qualidade dos frutos; a identificação dos materiais com melhor adaptação regional e a difusão dos resultados da avaliação destas cultivares junto aos produtores, o que deve se dar num prazo de 3 anos, conforme o comportamento das plantas em cada região.

Para o consumidor, além de um produto mais qualificado, esta diversidade de cultivares proporciona a possibilidade de degustar frutas cítricas como laranjas e tangerinas durante muitos meses e não apenas no período tradicional de oferta destas frutas.

Este projeto conta com o apoio institucional e financeiro do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAPA) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Programa de Desenvolvimento da Fruticultura (Profruta).

Vera Scholze Borges - RP 72462 Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Campinas Contatos: (19) 3232-1955 - vera@campinas.snt.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/