01/10/03 |

Curso na França aborda criopreservação de coqueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pesquisadora Ana Ledo da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participou do curso de "Criopreservação de coqueiro" no Institute de Récherche pour lê Développement-IRD, no período de 13 a 17 de outubro, em Montpellier, França.

O curso teve como participantes, pesquisadores da área de cultura de tecidos de instituições governamentais de pesquisa de coqueiro do Brasil (Embrapa Tabuleiros Costeiros), Tanzânia (MARI), Papua Nova Guiné (PNGCCRI), México (CICY), Costa do Marfim, Sri Lanka (CRI) e França (Genetrop).

Na programação, foram incluídas, além das aulas práticas e visita aos laboratórios, palestras sobre o Programa de pesquisa do IRD (Valérie Rotival-IRD), o Programa de pesquisa com coqueiro no CIRAD (André Rouzière-CIRAD), o Programa de biotecnologia de coqueiro no IRD (Jean Luc Verdeil e Valérie Hocher-IRD), Criopreservação de recursos genéticos (Florent Engelmann-IPGRI) e a Criopreservação de embriões zigóticos e plúmula de coqueiro (Bernard Malaurie-IRD).

As aulas práticas abordaram todas as fases do protocolo de criopreservação de coqueiro desenvolvido pelo IRD utilizando embriões zigóticos e plúmula. Ao final do curso, os coordenadores solicitaram que cada participante respondesse um questionário, incluindo as necessidades de recursos financeiros para início das atividades de criopreservação de coco.

Segundo Ana Ledo, em breve, será dado início às atividades de criopreservação de coco na Embrapa Tabuleiros Costeiros. "Para tanto, estaremos elaborando um projeto de pesquisa para ser apresentado a potenciais financiadores como o Banco do Nordeste, FAP-SE e CNPq", acrescenta Ana.

Os conhecimentos adquiridos no curso e a aplicação da criopreservação como estratégia alternativa para conservação de recursos genéticos serão abordados numa palestra na unidade. A pesquisadora diz que o protocolo de criopreservação de coco, poderá ser adaptado para outros recursos genéticos, alvos de pesquisa na unidade, como a mangaba (Hancornia speciosa Gomes) e nim indiano (Azadirachta indica A. Juss).

Na ocasião, a pesquisadora manteve contato com o coordenador da Embrapa Labex França, Elisio Contini, que apresentou as atividades do Labex e agendou uma reunião com o diretor do BUROTROP (Bureau for the Development of Research on Tropical Perennial Oil Crops), François Rognon. O diretor, que já visitou anteriormente a Embrapa Tabuleiros Costeiros para definir a área de instalação do Banco Internacional de Germoplasma de Coco, comentou sobre o fato do Brasil ainda não ter assinado o convênio para instalação do referido BIG. Rognon indicou dois pesquisadores que trabalham na área de biologia molecular de coco, Luc Baudouin e Patrícia Lebrun, para futuras parcerias.

Sayonara Marinho - MTb 895/SE Embrapa Tabuleiros Costeiros Contatos: (068) 226-1300 ramal 1361 - sayonara@cpatc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Coco 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/