01/10/03 |

Seminário discute Agricultura Urbana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A importância da Agricultura Urbana para a utilização dos espaços vazios nas cidades e regiões metropolitanas do País, como forma de geração de emprego e renda foi destacada pelo diretor-presidente da Embrapa, Clayton Campanhola na solenidade de abertura do Seminário sobre Agricultura Urbana realizada dia 08 de outubro no auditório da Empresa, em Brasília, DF.

José Graziano, Ministro Extraordinário da Segurança Alimentar e Combate à Fome, que também presente na cerimõnia, ressaltou o trabalho desenvolvido por sua pasta voltado para Agricultura Urbana, como a criação de hortas comunitárias e ações para a produção de alimentos para consumo próprio. "Com o seminário obteremos resultados práticos para a implantação deste modelo de agricultura", concluiu Graziano

O pesquisador Altair Toledo Machado, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), responsável pela palestra "Agricultura urbana e o desenvolvimento sustentável", mostrou como a agricultura urbana pode se aliar à agricultura familiar num contexto de desenvolvimento sustentável. Explicou, também, como é possível efetuar a modificação do cenário urbano por meio de uma agricultura planejada, possibilitando assim, o desenvolvimento da cidadania e um maior bem-estar dentro das conturbadas megalópolis. "A sustentabilidade vem sendo mundialmente discutida. É chegada a hora de dar-se a devida importância ao tema, realizando trabalhos em parceria para a conquista de resultados", conclui.

Em sua palestra "Impactos econômicos e socioambientais da agricultura urbana", o professor René Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) destacou as experiências de sucesso realizadas Rio de Janeiro, estado que possui produções agrícolas em áreas urbanas dos municípios do interior. O professor ressaltou ainda, que na capital também podem ser encontrados focos de agricultura. Outro ponto abordado por René, foi o fator econômico. Ele considera que são necessários uma melhor qualidade dos recursos utilizados e forte investimento em pesquisa como suporte à atividade.

O Secretário Extraordinário de Erradicação de Analfabetismo do Ministério da Educação, João Luíz Homem Carvalho, abordou o tema "Agricultura Urbana - verticalização, alfabetização e inclusão social". Carvalho fez uma comparação entre os textos do programa de alfabetização com o processo de formação da agricultura urbana. Mostrou também as semelhanças com outros processos de implantação da agricultura orgânica, que participou.

O Seminário da Agricultura Urbana estende-se até dia 10 de outubro. É uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Agronegócio Brasileiro (Fagro). O Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar e Combate à Fome e a Petrobrás patrocinam o evento, que tem o apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O encontro servirá ainda, de base de preparação de um seminário internacional sobre o tema, a se realizado em 2004. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 448-4368/4388.

Fernando Ribeiro Taroco - MTb 6725/RS Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 448-4015 - fernando.taroco@embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/