01/10/03 |

Embrapa é uma das finalistas do Prêmio Nacional da Gestão Pública

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi habilitada para a III Etapa do "Prêmio Nacional da Gestão Pública - Ciclo 2003" do Programa da Qualidade no Serviço Público, coordenado pela Secretaria de Gestão, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Essa conquista, segundo o chefe geral da Unidade, Dirceu Talamini, é inédita dentro da Embrapa e coloca as práticas de gestão da Empresa como referência em Qualidade de Gestão na categoria de empresas públicas e de economia-mista.

Desde 1998 a Embrapa vem desenvolvendo atividades no sentido de conquistar essa posição, sendo que participam desse prêmio empresas de todas esferas do governo federal, estadual e municipal. O Prêmio Nacional de Gestão Pública tem como objetivo destacar, dentre as organizações participantes de um ciclo de premiação, aquelas que evidenciam melhoria gerencial na direção da inovação, da redução de custos, da qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos e da satisfação do cidadão.

O Prêmio Nacional de Gestão Pública - PQGF foi instituído em 3 de março de 1998 e é uma das ações estratégicas do Programa da Qualidade no Serviço Público, que tem como finalidade reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem alto desempenho institucional, com qualidade em gestão. Para tanto, o Prêmio realiza ciclos anuais de premiação, quando as organizações públicas se candidatam.

O processo de avaliação da gestão de cada empresa candidata tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Esse Modelo está alinhado com o "estado da arte" da gestão contemporânea, ao mesmo tempo em que responde às exigências próprias da natureza pública das organizações. Dessa forma, o Prêmio Nacional da Gestão Pública tem mantido as características universais da gestão de excelência, que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores público e privado em mais de 60 países.

Na semana de 20 a 24 de outubro a Embrapa Suínos e Aves recebeu a banca de juízes examinadores do PQGF, que realizaram a verificação "in loco". "O objetivo da banca era o convalidar as práticas de gestão relatadas no "Relatório de Gestão 2002"", explicou o Chefe Adjunto de Administração, Claudinei Lugarini. "As experiências de práticas de sucesso serão compartilhadas dentro do sistema corporativo da Embrapa, ou seja, todas as Unidades terão acesso às informações como forma de melhorar os processos de gestão", concluiu Lugarini.

Mais informações sobre o Relatório de Gestão 2002 podem ser obtidas no site www.cnpsa.embrapa.br, onde o documento está disponível. Quem desejar maiores detalhes sobre o Prêmio Nacional da Gestão Pública basta acessar o endereço eletrônico http://www.pqsp.planejamento.gov.br.

Monalisa Leal Pereira - MTb-SC – 01139 Embrapa Suínos e Aves Contatos: (49) 442.8555 - monalisa@cnpsa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/