01/10/03 |

Estudantes conhecem tecnologias voltadas para o meio ambiente na Expotec 2003

A Expotec 2003, exposição educativa, que acontece de 22 a 25 de outubro de 2003, das 10 às 18h no CEPEP - Centro Público de Educação Profissional, atingirá todas as escolas de ensino médio e fundamental de Jaguariúna, SP. São esperadas cerca de 8 mil crianças que, durante o evento, terão contato direto com as tecnologias e descobertas científicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Poderão também, tirar suas dúvidas na hora, uma vez que os pesquisadores responsáveis por cada pesquisa estarão no local para atendimento direto.

Os pesquisadores e técnicos da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), apresentarão temas relacionados ao meio ambiente, em linguagem de fácil compreensão, como o coletor solar, equipamento de funcionamento simples, que tem por finalidade acabar com os fungos e bactérias dos solos que serão utilizados para o plantio de mudas, principalmente em viveiros. Um modelo em tamanho natural e um protótipo ficarão disponíveis para manuseio das próprias crianças.

Na oportunidade será destacada a importância do tratamento de esgoto e a adequada disposição final desse resíduo. Quando utilizado na agricultura, além dos efeitos nutricionais e de acréscimo de matéria orgânica no solo, o lodo de esgoto poderá alterar a comunidade microbiana do solo, consequentemente, os microrganismos causadores de doenças de plantas. Será demonstrado o resultado da aplicação com vasos e posters, além de distribuir amostras para serem utilizadas em casa nas plantas ornamentais.

Os alunos também poderão conhecer uma bactéria biodegradadora de plástico em ação e obter mais informações através de um painel explicativo. Essas bactérias foram descobertas e isoladas no aterro sanitário de Jaguariúna, SP. Recupera áreas contaminadas e degrada plásticos em um período de tempo curto (um a dois anos), tanto no meio rural quanto no urbano. Leveduras indicadoras do grau de poluição também foram descobertas e isoladas por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, e estão sendo iniciadas ações de educação ambiental com crianças para mapear as fontes e locais mais poluídos tanto no meio rural como urbano.

Durante a Epotec2003, a importância do controle biológico, será ressaltada através da apresentação de organismos vivos (pragas) que causam problemas na agricultura e podem ser controlados por um outro organismo vivo benéfico, que chamamos de "inimigo natural" ou "antagonista". Por exemplo, fungos que se alimentam de insetos. O controle biológico ocorre naturalmente quando o meio ambiente está em equilíbrio. Em alguns casos, essas pragas vêem de fora do Brasil, junto com os produtos agrícolas importados. Assim, às vezes é necessário também "importarmos" os inimigos naturais para podermos fazer o controle biológico destas "pragas exóticas".

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br