01/10/03 |

Benefícios de microrganismos para a agricultura serão apresentados em Feira Botânica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Mudas de palmito doce e pau-brasil poderão ser adquiridas no Shopping Casa Park

Os efeitos maléficos causados por fungos, vírus e bactérias já são amplamente conhecidos pelo homem. Mas o que a maior parte das pessoas não sabe é que esses microrganismos podem ser muito benéficos, quando utilizados como ferramentas para o controle biológico de pragas agrícolas e insetos vetores de doenças. O controle biológico é uma idéia simples: controlar uma praga usando seus próprios inimigos naturais. Além disso, é uma ótima opção para o Brasil, que utiliza por ano cerca de 260 mil toneladas de agroquímicos na agricultura.

As tecnologias de controle biológico serão demonstradas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa, localizada em Brasília, DF, na XX edição da Feira Botânica do shopping CasaPark, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro.

Os bioinseticidas, ou inseticidas biológicos, já garantiram o seu lugar no mercado agrícola como produtos eficientes e mais econômicos e, principalmente, com significativas vantagens ambientais, já que não contêm, em sua composição, ingredientes químicos. Eles são produzidos a partir de organismos específicos, como fungos, bactérias e vírus denominados entomopatogênicos, que controlam apenas os insetos-alvo, poupando os insetos benéficos e os outros seres vivos. Entretanto, dentre os bioinseticidas desenvolvidos, há diferentes formulações, como pó, líquido, granulado etc., que variam de acordo com a cultura agrícola e com a praga que se pretende controlar.

Um dos produtos que será demonstrado na exposição é o Baculovírus anticarsia, um agente biológico desenvolvido pela Embrapa Soja, unidade da Embrapa em Londrina, PR, que controla a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) sem riscos para o meio ambiente e à saúde humana. O Baculovírus é hoje o mais extenso programa de controle biológico inundativo no mundo e já é utilizado em mais de um milhão de hectares no Brasil, eliminando a aplicação de cerca de 1,2 milhão de litros de inseticidas químicos nas lavouras brasileiras. Serão apresentadas também as pesquisas com uma bactéria denominada Bacillus thuringiensis, que vem se mostrando muito eficaz para o controle de pragas da lavoura; e a utilização dos fungos para o combate dos gafanhotos e outras pragas.

Quem visitar o estande da Embrapa na XX Feira Botânica do Shopping CasaPark, vai poder adquirir mudas de palmito doce ou juçara, uma palmeira que chega a alcançar 10 metros de altura e produz palmito comestível, e mudas de pau-brasil, por R$ 3,00 a unidade ou duas por R$ 5,00. A feira pode ser visitada no dia 25 (sábado), das 10 às 21 horas e no dia 26 (domingo), das 10 às 18 horas.

Fernanda Diniz e Maíra Guedes Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br, maira@cenargen.embrapa.br.  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/