01/10/03 |

Mário Urchei, é o novo Chefe da Embrapa Agropecuária Oeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A seleção ao cargo de chefia da Embrapa Agropecuária Oeste,( Dourados, MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi realizada por meio de edital público, onde os candidatos inscritos passaram por três etapas: análise curricular; proposta de trabalho, para os próximos quatro anos; e perfil gerencial, feito em São Paulo por uma empresa especializada. Após este processo técnico de seleção, Mário Urchei foi aprovado nas três fases e indicado pela Diretoria da Embrapa, representada pelo Presidente Clayton Campanhola, para assumir a Chefia Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, em substituição a José Ubirajara Garcia Fontoura.

Mário Urchei é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" em 1982, Especialista em Irrigação e Drenagem pela UFG em 1989, Mestre em Agronomia pela UNESP em 1992 e Doutor em Agronomia também pela UNESP em 1996. Ao longo desses vinte anos de atuação profissional, trabalhou na iniciativa privada, na extensão rural, em docência e em pesquisa.

Trabalha na Embrapa Agropecuária Oeste, desde 1995, onde ingressou por concurso público, como pesquisador na área de relação solo-água-planta-atmosfera. Participou de vários projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de relação solo-água, agrometeorologia, recursos naturais, agricultura familiar e agroecologia, tendo publicado 97 trabalhos em revistas científicas, congressos, livros e documentos da Embrapa.

No cargo de Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, pretende incluir como uma das prioridades do seu trabalho o desenvolvimento de um amplo programa de pesquisa direcionado aos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, enfatizando sistemas mais equilibrados como a agroecologia e a integração agricultura-floresta. Esse programa deverá ser elaborado, necessariamente, com a participação das diferentes organizações dos agricultores, das comunidades e dos movimentos sociais. Também fazem parte de seu programa de trabalho:

- Continuar as atividades de pesquisa para as cadeias produtivas do agronegócio, buscando desenvolver sistemas competitivos que amparem os segmentos exportadores e do mercado interno, na perspectiva da agregação de valor aos produtos primários e da geração de emprego, através de tecnologias ambientalmente corretas e socialmente justas. - Intensificar as pesquisas em caracterização dos recursos naturais e socioeconômicos da nossa região, como solo, água, clima, biodiversidade e fauna. Nesse sentido, a elaboração de um amplo zoneamento ecológico-econômico é uma importante ferramenta para o planejamento geoambiental e para subsidiar políticas públicas.

- Desenvolver mecanismos de comunicação e integração que proporcionem maior participação das comunidades rurais e dos movimentos sociais nas decisões e maior transparência na gestão do Centro.

No âmbito interno, pretende implementar um processo de gestão democrático e participativo, por intermédio da descentralização das ações, motivação e valorização dos empregados, estimulando a solidariedade e a importância do trabalho em equipe. Urchei, salienta que "críticas e sugestões em uma gestão democrática são bem-vindas no aprimoramento da proposta de trabalho" abrindo assim o caminho de uma gestão participativa, por processos e que valorize o trabalho em equipe.

Maiores informações: Clarice Zanoni Fontes Agropecuária Oeste Contatos: (67) 425-5122 - sac@cpao.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/