01/10/03 |

Programa de Sementes irá beneficiar comunidades rurais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A tradição das famílias rurais do Semi-Árido de produzir e guardar sua própria semente em casa tem consolidado, ao longo das décadas, práticas de conservação da diversidade agrícola como adaptação e seleção de materiais, troca e experimentação de recursos genéticos. Esta prática será reforçada pelo Programa de Sementes em Comunidades Rurais no conjunto das ações do Programa Fome Zero.

Para estruturar as ações iniciais do Programa de Sementes, será realizado no período de 24 a 26 de outubro, no Centro de Treinamento em Canudos (Quissamã), Curso de Capacitação no Programa de Sementes em Comunidades Rurais. As principais ações do projeto estarão vinculadas ao resgate, avaliação, multiplicação, melhoramento e produção de variedades locais e melhoradas de milho, feijão e mandioca.

No primeiro dia do evento representantes do MST e da Embrapa Tabuleiros Costeiros ( Aracajú, SE) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentarão palestras sobre a "Importância da Reforma Agrária para a Inclusão Social" e "Agricultura Familiar: atualizando o debate" e mesa redonda onde serão discutidos temas como "Reforma Agrária e Desenvolvimento Territorial" e "Agrocecologia".

Dia 25, das 8 às 10 horas, o pesquisador Hélio Wilson apresenta o Programa de Sementes em Comunidades Rurais e o professor da Universidade Federal do Pará, Heribert Schmitz, finaliza a programação apresentando Métodos Participativos na Agricultura. Durante todo o dia 26 será apresentado o Planejamento da Execução do programa de Sementes em Comunidades Rurais encerrando às 17h15.

Sayonara Marinho - MTb 895/SE Embrapa Tabuleiros Costeiros Contatos: (068) 226-1300 ramal 1361 - sayonara@cpatc.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Semi-Árido 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/