01/10/03 |

Encontro internacional vai discutir o futuro dos recursos genéticos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Embrapa promove encontro sobre conservação e uso de recursos genéticos em Brasília
Os recursos genéticos destacam-se entre os recursos naturais por serem fontes inesgotáveis de genes de importância para a pesquisa agropecuária. São constituídos por vegetais, animais e microrganismos e possuem uma combinação genética definida e plenamente adaptada ao meio ambiente.

Mas, apesar de sua enorme biodiversidade, o Brasil ainda é extremamente dependente de recursos genéticos oriundos de outros países, que formam a base da alimentação de sua população e asseguram o desenvolvimento da agricultura. Entre esses, estão, por exemplo, o arroz, milho, feijão, soja, algodão trigo e batata. O Brasil, graças em parte ao clima tropical, possui um rico acervo de variedades locais, mas é preciso resgata-las e estuda-las para que possam ser incorporadas à produção agrícola do país. Somente a conservação e a utilização adequada dos recursos genéticos nativos poderão fazer com que o Brasil saia dessa dependência.

Diante da importância de se discutir o futuro dos recursos genéticos no Brasil e no mundo, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove no período de 13 a 17 de outubro, o "Workshop Internacional de Curadores de Bancos de Germoplasma".

O evento vai contar com cerca de 30 especialistas das áreas de recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e outras correlatas, sendo cinco representantes de outros países da América do Sul (Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela), e tem como objetivo principal treinar os curadores que compõem o Sistema de Curadorias de Germoplasma da Embrapa. Germoplasma é o material genético que forma a base física da hereditariedade, ou seja, pode ser qualquer parte das plantas, animais e microrganismos que tenham capacidade de reproduzir suas características genéticas, como mudas, sementes, sêmen ou embriões, por exemplo.

O Sistema de Curadorias de Germoplasma foi criado pela Embrapa, em 1993, com o objetivo de definir e sistematizar todas as atividades de manejo, conservação e uso de recursos genéticos, no âmbito da empresa e das instituições que integram o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). Segundo a supervisora do Sistema, Magaly Wetzel, os curadores são responsáveis por todas as atividades relacionadas aos recursos genéticos, desde a coleta, introdução, documentação, acompanhamento e aumento da variabilidade genética, até o conhecimento sobre a legislação nacional e internacional referente aos produtos que estejam sob sua responsabilidade. Hoje, o Sistema de Curadorias da Embrapa apóia a Rede Nacional de Recursos Genéticos (RENARGEN), coordenada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que integra 187 bancos de germoplasma.

Atualmente, como explica Magaly, 29 das 40 unidades de pesquisa da Embrapa fazem parte do Sistema, que conta com 118 curadores de bancos de germoplasma e 37 de grupos de produtos. "Este workshop destina-se principalmente aos novos curadores, que foram recentemente incorporados ao Sistema, sendo a maioria recém contratada pela Embrapa. A participação dos curadores estrangeiros se deve ao fato de o Sistema de Curadorias coordenado pela Embrapa ser modelo para os outros países da América do Sul", ressalta ela.

A realização do workshop é resultado de uma das diretrizes do Sistema de Curadorias, que prevê a realização periódica de treinamentos para os curadores. "É importante que eles estejam sempre atualizados em relação ao contexto legal nacional e internacional", afirma Magaly, lembrando que o evento está sendo realizado em um momento muito oportuno, em que ocorre uma mudança significativa no cenário mundial que envolve as pesquisas de recursos genéticos, especialmente no que se refere à legislação. Por isso, dois dos temas que serão debatidos durante o workshop enfocarão o futuro dos recursos genéticos numa perspectiva internacional e o arcabouço legal de acesso ao patrimônio genético no Brasil.

Além disso, como explica a supervisora do Sistema de Curadorias da Embrapa, o workshop será também uma chance de integração entre os especialistas e um fórum muito importante para discutir questões atuais sobre a conservação e uso dos recursos genéticos no Brasil e no exterior.

O "Workshop Internacional de Curadores de Bancos de Germoplasma" será realizado no auditório central da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (PqEB, final da Av. W5 Norte, em frente à Câmara Legislativa), no período de 13 a 17 de outubro, das 8 às 18h00.

A abertura será no dia 13, às 9h30, e vai contar com a presença do diretor executivo da Embrapa, Herbert Cavalcante; do secretário executivo do Tropigen/Procitrópicos, Waldo Espinoza; do chefe geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Luiz Antonio Barreto de Castro; e da chefe de pesquisa e desenvolvimento, Clara Goedert.

Fernanda Diniz - MTb 4685/89/DF Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/