01/10/03 |

Pesquisadora Vania Castiglioni assumirá Chefia Geral da Embrapa Soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O nome da pesquisadora Vania Beatriz Rodrigues Castiglioni, 42 anos, foi confirmado para assumir a Chefia da Embrapa Soja (Londrina, PR), uma das 40 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentoda. O diretor-presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, coordenará a solenidade de transmissão de cargo do atual chefe da empresa, Caio Vidor, para a nova chefe,  no dia 7 de outubro, terça-feira, às 10 horas, no auditório da empresa, em Londrina, PR.

Natural do Espírito Santo, Vania é graduada em agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo; mestre em Genética e Melhoramento de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa e com MBA Executivo Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Administração e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 1989, foi contratada pela Embrapa para coordenar as pesquisas com girassol no Programa Nacional de Pesquisa. Entre 1997 e 2003, permaneceu como Chefe Adjunto de Administração da Embrapa Soja por duas gestões administrativas. Nos seis anos em que esteve à frente da Chefia da Administração, incentivou trabalhos que preservam o meio ambiente, além de preocupar-se com a qualidade de vida dos empregados e com a melhoria de processos internos.

A proposta de trabalho da nova chefe geral para os próximos dois anos prevê o desenvolvimento de projetos estratégicos que garantam a posição de destaque da soja no agronegócio brasileiro, mas também ações que atendam as demandas da sociedade por tecnologias direcionadas a produção de soja orgânica, soja para a alimentação humana e agricultura familiar.

"Para atingir nossos objetivos pretendemos estreitar os relacionamentos com os diversos segmentos da cadeia produtiva da soja, do girassol e do trigo no Brasil e ainda articular novas parcerias internacionais", afirma. Com relação à transferência de conhecimentos e tecnologias, a nova Chefia pretende estimular que as ações de transferência sejam contempladas em projetos de pesquisa e não apenas em projetos isolados.

"No Paraná, é adotada uma metodologia já considerada modelo e pretendemos levar a experiência positiva para outros estados, assim como estruturar projetos estratégicos de transferência de tecnologias em soja orgânica, soja na limentação e agricultura familiar".

A nova chefe pretende ainda flexibilizar a gestão administrativa promovendo a interação entre equipes e valorizando o desenvolvimento dos empregados. Em sua gestão, será prioridade a elaboração de um plano que reúna as ações sociais da Embrapa Soja e organize a forma de atuação social da empresa. "A visão sobre responsabilidade social deve ser incorporada a todos os processos gerenciais da empresa, destacando a gestão ética em todos os relacionamentos institucionais".

Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Contatos: (43) 3371-6061 - E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/