01/10/03 |

Embrapa promove campanha contra o tabagismo junto a empregados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O médico pneumologista Celso Rodrigues da Silva profere nesta segunda-feira, 6 de outubro, às 14 horas no auditório da sede da Embrapa, a palestra Tabagismo, o que todos devem saber. A palestra integra a programação da campanha de combate ao tabagismo que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolve junto aos empregados. A iniciativa é inovadora pois, além de informação, a empresa pretende oferecer acompanhamento médico por seis meses àqueles que decidirem parar de fumar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90 % das mortes por câncer de pulmão e 25% das mortes por doença cerebrovascular. No Brasil, estima-se que a cada ano 80 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças. Os números são assustadores, mas os organizadores da campanha Respirando Ar puro no Ambiente de Trabalho acreditam que informação apenas não é suficiente para que o fumante largue o vício.

"A intenção é aliar informação à atitude. Por isso, além de palestras vamos inaugurar áreas exclusivas para o uso de cigarros e dar suporte aos empregados que queiram parar de fumar", diz Elizabeth Arantes, chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Embrapa. Segundo informa, o serviço médico da empresa vai cadastrar os empregados que queiram se livrar do tabaco e realizar acompanhamento mensal dos fumantes por um período de seis meses. Para tanto, o pessoal da área médica passou por curso de capacitação. O Plano de Assistência Médica da Empresa fará a compra dos medicamentos necessários ao tratamento e o desconto do valor poderá ser dividido em parcelas no contracheque.

A preocupação da diretoria da Embrapa, segundo a coordenadora da campanha, é com a qualidade de vida no trabalho - tanto de fumantes como de não fumantes, mas também em fazer cumprir a legislação em vigor que regula a questão. Desde 1996, com a promulgação da Lei nº 9.294, é proibido o uso de cigarros em ambientes fechados como bibliotecas, salas de aula, teatro e cinema ou recintos de trabalho coletivo.

Palestrante Celso Antônio Rodrigues da Silva pertence à Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e do Conselho Federal de Medicina End.: Pq Estação Biológica - Final da W-3 Norte S/Nº Edifício Sede da Embrapa Imagens, personagens e entrevistas podem ser acertados com a Assessoria de Comunicação Social

Valéria Costa - MTb 15533/32/59 - SP Assessoria de Comunicação Social Embrapa Contatos: (61) 448.4015 - valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/