01/10/03 |

Projeto Saúde Brasil apresenta este ano Evento Carne

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 5 mil estudantes de nível médio vão participar esta semana, de 13 a 17 de outubro, em São Carlos-SP, do Projeto Saúde Brasil - Evento Carne, nas dependências da Embrapa Pecuária Sudeste. Visando esclarecimentos sobre alimentação saudável e sobre a cadeia produtiva da pecuária, os estudantes assistem a peça de teatro - com elenco de profissionais - e têm a oportunidade de observar os bovinos de perto, com explicações sobre a atividade pecuária. Eles brincam com bezerros, assistem à amamentação e observam a alimentação de bezerros, touros e vacas.

É a primeira vez que o Projeto Saúde Brasil - Evento Carne é feito na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, cidade que até agora realizou várias edições do Evento Leite. O Evento Carne já havia sido apresentado em São Paulo e Uberaba. Após o evento, os alunos escrevem redações e os melhores classificados são premiados, com computadores, geladeiras, aparelhos de TV e uma viagem ao parque temático "Mundo de Beto Carrero", no Balneário de Penha, em Santa Catarina, um dos vários pontos turísticos do procurado Litoral desse Estado.

Em 1999 a Embrapa Pecuária Sudeste foi agraciada, pela Fundação Abrinq, com o diploma "Empresa Amiga da Criança", graças a esse trabalho. Em 1998 recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Marketing Rural, concedido pela ABMR - Associação Brasileira de Marketing Rural.

A Embrapa Pecuária Sudeste ganhou, em 2001, mais dois troféus nacionais, pelo trabalho do Projeto Saúde Brasil: um deles foi o Prêmio Ouro (primeiro lugar), na categoria "campanhas comunitárias", concedido pela Associação Brasileira de Marketing Rural. Além disso, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil agraciou o projeto com o Troféu Nelore Festa. Em 2002 o projeto recebeu o prêmio "Peão da Tecnologia", concedido pela Fundação ParqTec - Fundação de Alta Tecnologia, de São Carlos.

Os custos variam de acordo com o número de crianças e condições de realização e são totalmente assumidos pelas empresas privadas patrocinadoras. A Embrapa Pecuária Sudeste entra apenas com o local físico, com os técnicos que orientam a visita e com a supervisão geral.

O evento começou em 2001 a ser realizado também com outros produtos e em diferentes cidades, sob o sistema de franquia. O projeto leite foi feito também em Brasília, o evento carne bovina ocorreu em São Paulo e em Uberaba (MG) e o evento carne suína e avícola aconteceu em Concórdia (SC), este último organizado pela Embrapa Suínos e Aves. Até agora cerca de 69 mil crianças, das quais 47 mil em São Carlos, foram beneficiadas pelo Projeto Saúde Brasil.

Além das duas versões - Evento Leite e Evento Carne -, pode ser também realizado com outros produtos do agronegócio, como citros, trigo, milho, arroz, soja, demais frutas, mel e outros - sob supervisão da Embrapa Pecuária Sudeste, que detém a patente do Projeto. Os eventos podem também ser feitos por associações do agronegócio ou empresas privadas promotoras de eventos, em comum acordo com a Embrapa Pecuária Sudeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS14130/SJPSP/FENAJ Embrapa Pecuária Sudeste Contatos: (16) 261-5611 - jreti@cppse.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/