01/10/03 |

Projeto para inserção de frutas nativas do sul da Brasil na matriz agrícola é aprovado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologia para o Brasil (Prodetab), um programa internacional que capta recursos exteriores para investimento no País aprovou proposta de pesquisa sobre espécies nativas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto intitula-se "Inserção de espécies frutíferas nativas do Sul do Brasil na matriz agrícola" e contempla sete espécies vegetais: amora, guabiroba, pitanga, goiaba serrana (feijoa), araçá, uvaia e cereja do mato. Ao todo, 340 mil reais serão investidos pelo Prodetab na Embrapa Clima Temperado, a partir do ano que vem e até 2006.

O projeto é constituído por quatro subprojetos: caracterização e conservação de germoplasma, produção de material vegetal, sistema de cultivo e desempenho agronômico (em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e transferência de tecnologia (parceria com o Centro Ecológico Ipê, de Antônio Prado, RS).

Os dois primeiros subprojetos serão executados diretamente pela Embrapa Clima Temperado. Cada subprojeto receberá entre 77 e 91 mil reais. As atividades do projeto inserem-se na linha de pesquisa da agricultura familiar, desenvolvimento tecnológico e mercadológico da atividade produtiva em comunidades tradicionais, inclusive de base extrativista. O trabalho de investigação da Embrapa Clima Temperado com fruteiras nativas teve início em 1984, através do pesquisador Ailton Raseira.

Sady Macêdo Sapper - MTb 5376/RS Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 275-8113 - sadi@cpact.embrapa.br Foto: araçá vermelho Crédito: arquivo Embrapa Clima Temperado  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/