01/10/03 |

Vitrine tecnológica é destaque no SAVANTEC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A vitrine tecnológica da Embrapa Roraima (Boa Vista, RR), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no campo experimental Monte Cristo, é um dos  destaques do SAVANTEC- Seminário Internacional de Desenvolvimento das Savanas do Norte da América do Sul, que acontecerá de 20 a 24 deste mês, em Boa Vista. Com uma área de 20 mil metros quadrados, a vitrine reúne cerca de 80 experimentos de algodão, arroz, milho, sorgo, soja, girassol, gramíneas,  leguminosas e hortaliças.

O evento, que tem como objetivo maior a integração tecnológica e do agronegócio nas savanas tropicais do norte da América do Sul, será aberto oficialmente às 18 horas desta segunda-feira 20, com a exibição de um vídeo. Em seguida, o governador  Flamarion Portela fará uma palestra sobre o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Roraima e a integração da região norte da América Latina.

A programação técnica do SAVANTEC será desenvolvida no auditório do Palácio da Cultura, na praça do Centro Cívico, no centro da cidade, pela manhã e tarde, a partir do dia 21.  O segmento promocional, que é a exposição de várias empresas e órgãos públicos, acontecerá de 21 a 23, numa área de 1.900 metros quadrados do Palácio Latiffe Salomão, situado na avenida Glaycon de Paiva, também no centro, funcionando sempre das 18 às 22 horas. No dia 24, das 8:30 às 12:30 horas, a programação prevê uma visita técnica de todos os participantes à vitrine tecnológica.

À tarde, encerrando o evento, haverá uma visita a uma comunidade indígena. Pelo menos mil pessoas devem participar do seminário, que terá tradução simultânea para o inglês e espanhol. Países como o Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guyana e Suriname, já confirmaram participação.

A programação completa do evento está no site www.savantec.kit.net. Mais informações com o técnico Alcides Galvão, pelo telefone (95) 626-7017 ou através do e-mail alcides@cpafrr.embrapa.br.

O SAVANTEC é resultado de uma parceria da Embrapa, Governo de Roraima, Sebrae, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidade Federal de Roraima e do IICA – Instituto de Cooperación para la Agricultura, através do Procitrópicos, Programa Cooperativo de Investigação e Transferência de Tecnologias para os Trópicos Sul-americanos.

As savanas, que também são conhecidas como cerrados, lavrados ou Ilanuras orientais, ocupam grandes áreas no Brasil ( 250 milhões de hectares ), Colômbia( 23 milhões de hectares ), Venezuela (24 milhões de hectares ), Suriname ( 874 mil hectares) e Guyana ( 27 mil hectares), segundo o IICA. O estado de Roraima tem 3,6 milhões de hectares. É um ecossistema ácido e de baixa fertilidade natural, mas excelente à  agricultura mecanizada,  porque é plano.

Fernando Sinimbu - 654 MT/PI. Embrapa Roraima Contatos: (95) 626-7125 - fernando@cpafrr.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/