01/10/03 |

Embrapa vai transferir experiência para o Instituto Nacional do Semi-Árido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As sete unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizadas na região Nordeste vão oferecer ao Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) toda a experiência que a estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento acumulou nos quase trinta anos de atividades na região. Foi o que assegurou ontem, 30, seu diretor-presidente, Clayton Campanhola, que esteve em Campina Grande (PB) compondo a comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A criação do novo órgão foi anunciada pelo próprio Lula, que pediu ao ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, para dar os detalhes sobre a notícia. Amaral anunciou que Instituto será instalado em Campina Grande.  "O Instituto do Semi-Árido será a redenção do Nordeste. Sua missão será fazer com que a natureza esteja a serviço da igualdade social. Vamos reunir toda a sabedoria da Região para dar suporte e referencia às políticas públicas do governo federal para o semi-árido", detalhou o ministro, ovacionado pela multidão presente à solenidade de inauguração das melhorias do aeroporto João Suassuna.

Segundo o presidente da Embrapa, a empresa já tem condições de transferir rapidamente sua experiência em pesquisa agropecuária e transferência de tecnologia para o INSA, principalmente o estoque de tecnologias que a empresa desenvolveu para o convívio da agropecuária regional com a seca. O intercâmbio com o novo instituto deverá ser articulado pela Embrapa Algodão, a unidade da empresa com sede em Campina Grande. "Queremos colocar a Embrapa à disposição do Ministério da Ciência e da Tecnologia para interagir com as universidades e outros institutos de pesquisa da Região", diz Robério Ferreira dos Santos, novo chefe geral da unidade da estatal na Paraíba.  

Dalmo Oliveira - MTbPB 0598/PB Embrapa Algodão Contatos: (83) 315.4361 – dalmo@cnpa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/