01/10/03 |

Gincana florestal testa conhecimento de universitários

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

Nesta quarta e quinta-feira, os estudantes de agronomia, engenharia florestal, biologia e geografia terão que mostrar o que sabem competindo em uma gincana florestal. A atividade faz parte da Semana do Estudante Universitário, evento promovido pela Embrapa Acre (Rio Branco, AC) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Universidade Federal do Acre, e que tem por objetivo socializar o conhecimento científico estreitando os laços entre teoria e prática.

Na quarta-feira pela manhã, os estudantes participarão de um seminário que dará suporte à gincana. Na seqüência, os estudantes serão divididos em equipes para receber a lista de tarefas. A equipe vencedora levará para casa um kit com vídeos, livros e publicações da Embrapa que enriquecerão a biblioteca dos futuros profissionais.

Na quinta-feira será a vez de ver na prática como funciona o sistema de manejo florestal comunitário. Os produtores do Projeto de Assentamento Pedro Peixoto, a 120km de Rio Branco, mostrarão cada etapa do processo. Desde a escolha e derrubada da árvore até o desdobramento da tora e produção de móveis na marcenaria instalada na sede da Associação dos Produtores Rurais em Manejo Florestal e Agricultura (Apruma), localizada no ramal Nabor Júnior.

Este tipo de evento está sendo realizado em 11 unidades da Embrapa, que têm pesquisas com recursos florestais e meio ambiente, em parceria com universidades locais. No Acre, a Semana do Estudante Universitário conta com o apoio da Reflorestadora Amazônia Viva, Senar Acre, Sebrae Acre e Banco da Amazônia. Veja a programação:

Dia 29, Quarta-feira – Seminário e Gincana Florestal 08h00 - Saída da Polícia Militar – Centro 08h30 - Início do Seminário - A experiência com o cultivo de seringueira tricomposta e os sistemas agroflorestais no Seringal Porvir. 09h00 - Objetivos e resultados do Projeto Castanhac 09h30 - Intervalo 09h45 - Manejo florestal comunitário: da teoria à política pública para o Estado 10h15 - Emprego de GPS em atividades agroflorestais 11h00 - Almoço 11h30 - Divisão dos grupos e distribuição de tarefas 13h00 - Gincana Florestal com uso de GPS, bússola e mapas. 15h00 - Retorno ao Auditório e encerramento

Dia 30, Quinta-feira – Dia de Campo: Manejo Florestal Comunitário 07h30 - Saída da Polícia Militar – Centro 09h00 - Chegada na sede da Apruma no PAD Pedro Peixoto 09h10 - 1. Estação: planejamento da exploração florestal e processamento da madeira 09h40 - 2. Estação: Regeneração natural 10h30 - 3. Estação: parcela permanente 11h10 - 4. Estação: derrubada da árvore e desdobro da tora 11h40 - 5. Estação: visita à marcenaria 12h00 - Lanche 12h30 - Avaliação das tarefas cumpridas na gincana

Soraya Pereira - MTB 26165/SP Embrapa Acre Contatos: (68) 212- 3200 - soraya@cpafac.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/