01/10/03 |

Embrapa ajudará a fortalecer pesquisa agropecuária de países africanos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A convite do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, o diretor-presidente da Embrapa Clayton Campanhola integra a comitiva presidencial que se encontra na África, de 1º a 8 de novembro. Nesse período, a Embrapa firmará acordos de cooperação bilateral coordenados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, com os governos de Moçambique, Namíbia, Angola e São Tomé e Príncipe. Os acordos prevêem a execução de projetos que permitirão o fortalecimento da pesquisa agropecuária daqueles países africanos por meio do intercâmbio com a Embrapa.

O treinamento de técnicos dos institutos de Investigação Agronômica (IIA) e Veterinária (IIV) do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural de Angola (Minader) em centros de pesquisas da Embrapa é a finalidade do acordo de cooperação técnica entre os governos angolano e brasileiro. A Embrapa e Minader assinam, ainda, memorando de entendimento para Projeto de Desenvolvimento de Culturas Alimentares (Prodeca) para a Região Norte de Angola, segundo informa o supervisor de cooperação bilateral, da Coordenadoria de Cooperação Internacional da Embrapa, Sotto Pacheco Costa.

Moçambique - Os projetos de cooperação técnica com membros de instituições vinculadas ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Mader) de Moçambique dizem respeito ao treinamento de técnicos daquele país no Brasil e à ida de consultores da Embrapa. O objetivo é a troca de experiências para o fortalecimento do Instituto de Investigações Agrárias de Moçambique. Com a mesma finalidade será firmado acordo com a Namíbia que tem interesse em receber, junto à Embrapa, assistência na produção de frutas subtropicais, cereais e leguminosas.

O acordo firmado com a República Democrática de São Tomé e Príncipe também prevê o treinamento de técnicos em centros de pesquisa da Embrapa como parte do projeto de apoio ao desenvolvimento do setor agrícola daquele país, especialmente na área de fruticultura, hortaliças e grãos. Para a África do Sul, Clayton Campanhola leva uma lista de demandas brasileiras que será discutida com membros do Conselho de Pesquisa Agrícola da África do Sul (ARC) - que congrega institutos de pesquisa de excelência na agropecuária, segundo explica Sotto.

Valéria Costa - MTb 15533/32/59 - SP Assessoria de Comunicação Social - Embrapa Contato: (61) 4484015 - valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/