01/10/03 |

Seminário debate atualização de práticas agrícolas sustentáveis

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Petrolina (PE) sedia, de 21 a 23 de outubro, o 380 SIMPAS - Sistema Integrado de Manejo da Produção Agrícola Sustentável. O evento será realizado no Centro de Convenções Nilo Coelho e trará à cidade alguns dos mais importantes técnicos do país que trabalham em áreas que envolvem o uso de insumos agrícolas e fitossanidade.

O SIMPAS busca atualizar conhecimentos dos profissionais de Ciências Agrárias dentro de uma visão integrada da produção agrícola, com o objetivo de estabelecer práticas racionais de aumento da produtividade e rentabilidade da agricultura brasileira, explica Francisca Nemaura Pedrosa Haji, pesquisadora da Embrapa Semi-Árido unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisca Nemaura Pedrosa Haji, da Comissão Organizadora do evento.

Temas relevantes - O seminário é uma espécie de curso de reciclagem e capacitação de técnicos que atuam na agricultura, explica Nemaura. Os temas a serem apresentados durante o evento estão entre os mais relevantes na área agrícola. Questões específicas como adubação e fertirrigação, manejo integrado de pragas e de doenças, serão debatidos junto com outros que têm uma abordagem mais geral, como desafios do agrobusiness brasileiro, tecnologia, produção de alimentos e preservação ambiental.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Semi-Árido, a fruticultura irrigada desenvolvida no Polo de Petrolina/Juazeiro tem avançado no sentido de produzir com alta qualidade, aumentar a competividade nos mercados do Brasil e do exterior e combinar isso com práticas de preservação ambiental. O Programa de Produção Integrada de Manga e de Uva tem conseguido avançar de forma muito consistente em práticas sustentáveis.

A inovação nos métodos de monitoramento de pragas e doenças nessas culturas, estabelecidos por pesquisadores da Embrapa Semi-Árido, já coleciona resultados expressivos na redução do uso de insumos químicos nos pomares sem prejuízo da produção agrícola. Levantamentos realizados junto a empresas agrícolas que participam do programa revelaram um corte na faixa d 63% do emprego de inseticidas, 73% de fungicidas e 91% de herbicidas nas áreas cultivadas com manga. Nos parreirais, foram menos 33% de inseticidas e 28% de fungicidas.

As inscrições para o 380 SIMPAS podem ser feitas no Escritório da Embrapa Semi-Árido, localizado no Centro de Convenções de Petrolina. O valor da inscrição para profissionais da área é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e de R$35,00 (trinta e cinco reais). O 380 SIMPAS é uma realização da Embrapa Semi-Árido com o SENAR da Bahia e de Pernambuco. E conta com o apoio da ABAG, ANDA, ANDEF, ABRASEM e POTAFOS.

Mais informações: Francisca Nemaura Pedrosa Hagi - pesquisadora Embrapa Semi-Árido Contato: (87) 3861-4442  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/