01/10/03 |

Conhecimento, tecnologia e inovação estão presentes no site da Fundação Fórum Campinas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Fundação Fórum Campinas lança, dia 6 de outubro, no Auditório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD, em Campinas, SP, seu site oficial. A instituição, que tem por missão, a criação de ações que promovam, ampliem e intensifiquem a utilização da ciência e da tecnologia para gerar desenvolvimento social e econômico, regional e nacional foi fundada em 04 de abril de 2002, pelo O Fórum dos Dirigentes das Instituições de Campinas e Região que congrega, alem da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mais 11 institutos de pesquisa de Campinas e região.

A Fundação procura criar sinergia, integração e cooperação entre diversas áreas de atividades socioeconômicas, na perspectiva do desenvolvimento integrado, atrair novos investimentos e novas oportunidades, caracterizando a região como pólo científico-tecnológico e como modelo para o desenvolvimento nacional. E também, potencializar os principais setores da atividade econômica, por meio de Ciência, Tecnologia e Inovação como importantes elementos de crescimento sustentável.

Existem no Brasil atual 33 pólos de ciência e tecnologia, centros que reúnem entidades de ensino, pesquisa e empresas (1.295, no total, gerando 73 empregos). Dois desses pólos têm destaque mundial, Campinas e São Paulo. A força de Campinas se deve às 11 entidades que compõem a Fundação Fórum Campinas: Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), CenPra (Centro de Pesquisas Renato Archer), CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), IAC (Instituto Agronômico), IB (Instituto Biológico), IZ (Instituto de Zootecnia), LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), Puc-Campinas e Unicamp, e às empresas aqui instaladas. Calcula-se que essas empresas respondam por 40% do PIB de Campinas e região. Estudo da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento de São Paulo mostra que o pólo campineiro é responsável por 15% das intenções de investimento no Estado até 2005. Em moedas, representa US$ 8 bilhões.

Facilitar acesso a conhecimentos - Integrantes da FFC afirmam que, apesar de Campinas concentrar entre 15 e 30% de toda a produção científica e tecnológica do país, não é possível notar reflexo desse desenvolvimento nas áreas sociais. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, essa produção não está "traduzida" para o leigo. Para mudar essa realidade, o Fórum sugere o projeto "Pólos culturais", ambientes interativos, nos quais essa produção possa estar disponível e traduzida de forma estimulante e instigante. Além de brincar com a ciência, o cidadão poderá se sentir parte do desenvolvimento dela, experimentando as novidades tecnológicas e podendo opiniar sobre elas. Em síntese, significa dizer à população que ciência é algo muito bom e interessante. O site Fórum Campinas será inaugurado nessa data comemorativa e já pode ser acessado (http://www.forumcampinas.org.br/)

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Produção da Informação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/