01/10/03 |

Parceria vai garantir selo de qualidade para frutas produzidas em Campinas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Reunião com fruticultores: incentivo à exportação
A Ceasa e o Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar (GDR) estabeleceram uma parceria com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao MAPA, para agilizar o desenvolvimento do Programa Integrado de Frutas (PIF). A parceria vai garantir o selo de alta qualidade para as frutas produzidas no município, principalmente, das lavouras de figo, goiaba, caqui e uva.

Estima-se que o volume de exportação desses produtos, calculado hoje em 35 toneladas semanais, dobre com a retomada do projeto. Desde 2000, o PIF estava parado no município por falta de recursos federais. Mas agora, de acordo com o gerente do programa, José Rozalvo Andrigueto, durante reunião de trabalho que marcou a retomada do PIF, realizada nesta quarta-feira, 1º de outubro, o município receberá todo apoio federal para que os produtores locais possam ser inseridos o mais rapidamente no programa.

O Programa, de adesão voluntária, explicou Andrigueto, que já existe até em assentamentos na Bahia, não pode nunca parar de treinar e capacitar os produtores. Já está implantado em 11 Estados, com 14 espécies frutíferas e conta com o apoio de 5 Universidades, 6 Instituições de Pesquisa e 9 Centros da Embrapa, entre eles, a Embrapa Meio Ambiente.

A produtora de figo, chuchu e abobrinha, Antonia Brotto, de Campinas, SP, está muito preocupada com a demora do início do Programa na região. Com 15 hectares produzindo apenas para a exportação, ela teme que algum outro produtor consiga o selo de qualidade mais rápido que ela e com isso, passe a exportar em seu lugar.

Paulo Kitamura, Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente, enfatizou, então, que os pequenos produtores precisam se organizar e buscar implantar o PIF todos juntos, sem competitividade. Só assim, disse ele, todos juntos com o mesmo objetivo, pode-se chegar ao selo de qualidade.

Os produtores solicitaram ao dr. Andrigueto reunião específica para discutir a grade de produtos para figo e goiaba, que ficou marcada para 13 de outubro, no Ceasa Campinas.

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/