01/10/03 |

Agricultura orgânica é implantada em comunidade de Porto Velho, RO

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A introdução de sistemas de produção orgânica entre agricultores familiares está sendo implantada na comunidade "Lago do Cujubim", em Porto Velho, pela Embrapa Rondônia em conjunto com Ibama, Incra, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Emater-RO, Secretaria Municipal de Agricultura e a ONG "Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais Cuniã (CPPT Cuniã)", constituída por moradores da própria comunidade.

A agricultura de subsistência é a atividade responsável pelo sustento de aproximadamente 450 famílias, que sobrevivem principalmente da pesca, da produção de farinha e do extrativismo de açaí e babaçu, plantas nativas da região.

A comunidade denominada "Lago do Cujubim" - em razão da existência de um grande lago que é uma das principais fontes de renda para 15 localidades em sua extensão - está localizada a 35 quilômetros de Porto Velho, à margem direita do rio Madeira. O objetivo da atuação da Embrapa, segundo o pesquisador da Unidade em Porto Velho, Rogério Sebastião Corrêa da Costa, é elaborar projetos de sustentabilidade ambiental, oferecendo condições de profissionalizar o sistema produtivo e propiciando alternativas para o aumento da renda dos agricultores.

Inicialmente foram realizados grupos de trabalho envolvendo atividades com a comunidade, entidades governamentais e não-governamentais, com o objetivo de definir a elaboração de projetos. Entretanto, explica o pesquisador, "como algumas ações necessitavam ser executadas imediatamente, pela carência dos agricultores, como o 'inventário diagnóstico para a identificação do potencial extrativista do babaçu e do açaí', surgiu a idéia de colocar em prática a parceria com os agentes envolvidos", diz.

Responsabilidades foram definidas entre os integrantes do projeto: a Embrapa Rondônia é a entidade responsável pela disponibilização de recursos humanos (pesquisadores e auxiliares). O apoio logístico ficou a cargo dos órgãos governamentais (Sedam, Embrapa, Ibama e Emater) e não governamentais (CPPT Cuniã).

Cultivo orgânico é diferencial - Toda a produção do Lago do Cujubim é destinada à sobrevivência da comunidade e o excedente é comercializado em feiras livres. O sistema de produção orgânica foi definido pelo manejo existente nas culturas: ausência quase que completa de agrotóxicos e adubos químicos.

Até o momento, pesquisadores da Embrapa Rondônia em conjunto com técnicos de outras instituições estão oferecendo assistência e irão montar unidades de observação de diversas atividades, entre elas a piscicultura, o açaí, a farinha da mandioca, o buriti e o babaçu (o óleo é bastante utilizado na fabricação de sabonetes), hortaliças e a produção de leite.

Uma parceria com a Associação de Produtores Orgânicos de Ouro Preto d'Oeste (Apa) está sendo estudada para otimizar a comercialização dos produtos. "Se concretizada essa parceria, implantaremos um selo identificando a produção do Lago do Cujubim para agregarmos valor aos produtos", explica o pesquisador Rogério Corrêa.

Entre os objetivos do projeto, estão previstos a exploração do ecoturismo na região, a criação de uma marca regional, o cadastro de potenciais consumidores e a abertura de uma loja orgânica, em Porto Velho, para comercializar os produtos da comunidade.

Conheça quem apoia o projeto - Projeto "Lago do Cujubim" Comunidade de Porto Velho que sobrevive da agricultura de subsistência composta por 453 famílias (1.455 habitantes divididos em 15 localidades ao longo da margem direita do rio Madeira); Atividades: agricultura familiar - extrativismo de açaí, babaçu, buriti, produção de mandioca para farinha, piscicultura, produção de leite. Entidades participantes: Embrapa Rondônia, Ibama, Incra, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Emater-RO, Secretaria Municipal de Agricultura e a ONG "Centro de Pesquisa de População Tradicionais Cuniã (CPPT Cuniã)", constituída por moradores da própria comunidade.

Guilherme Ferreira Viana - MTb 06566 JP/MG Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387/222-0014 (ramal 6530) - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Orgânica 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/