01/10/03 |

Agritempo ajuda produtor a planejar a lavoura em todo o Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Agricultura planejada: Embrapa e Unicamp desenvolvem sistema que auxilia produtor rural a plantar e colher na hora certa
Qual é o momento mais adequado para iniciar o plantio da safra agrícola? O agricultor brasileiro não precisa mais correr riscos e nem contar com a sorte. Já está disponível na internet um sistema, chamado Agritempo, (www.agritempo.gov.br) que ajuda o produtor a planejar o plantio e a colheita dos produtos agrícolas. Pelo computador, pode ser consultado o período mais adequado para manejo de solo, plantio, irrigação, pulverização da lavoura e época da colheita.

"Agora o produtor rural tem uma segurança muito maior para planejar", diz o engenheiro agrônomo e consultor agropecuário Alysson Paulinelli, que foi ministro da Agricultura entre 1974 e 1979. Ele é um dos 300 usuários que consultam o Agritempo diariamente.

As consultas geram mapas de previsão e monitoramento, em tempo real, e emitem boletins com alertas fitossanitários, com 48 horas de antecedência, que orientam o agricultor a fazer a aplicação de defensivos agrícolas na hora certa, para não perder a produção.

O Agritempo é também uma ferramenta de apoio para o zoneamento agrícola da safra 2003/2004 e indica qual o período mais apropriado para plantio e colheita, por cultura, de acordo com as condições de solo do município, com o objetivo de evitar perdas por eventos climáticos, como seca, geada e chuva na época da colheita.

Também possui um banco de dados de chuvas com 2.400 estações pluviométricas e cerca de 20 anos de dados diários, que são importantes para a pesquisa e garantem resultados mais eficientes e confiáveis para a elaboração do zoneamento.

Parcerias são fundamentais para sistema funcionar - Lançado em agosto, o Agritempo foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No Agritempo os dados de monitoramento e de previsão de várias instituições de pesquisa são integrados e transformados em informações que têm aplicação prática na agricultura, explica o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Eduardo Delgado Assad, coordenador do sistema.

Os boletins indicam previsão de temperatura com precisão de 120 horas e previsão de chuva com 48 horas de antecedência, permitindo o planejamento com alto grau de confiabilidade, ressalta o professor da Unicamp Hilton Silveira Pinto.

Navegação por estado e município - Outro grande diferencial  é que o sistema se baseia nas competências regionais. Em Minas Gerais, por exemplo, os dados fornecidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) são interpretados e incluídos para uso do agricultor local, que pode fazer a consulta por município.

O Agritempo organizou, ainda, um sistema hierárquico de navegação que apresenta as informações em ramificações e permite o acesso de forma muito mais rápida do que no modo tradicional por hiperlink. Com esse recurso, podem ser acessadas todas as informações sobre o zoneamento agrícola.

O sistema conta com cerca de 850 estações meteorológicas com dados completos, como precipitação, temperatura e umidade, que cobrem todo o território nacional. Todas as entidades participantes têm o compromisso de permitir o acesso gratuito dos dados para os parceiros.

Apesar do número de propriedades rurais com acesso à internet ainda ser pequeno no Brasil, entre junho de 2001 e junho de 2002, houve crescimento de 27% no uso da rede pelos produtores rurais paulistas, segundo pesquisa do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura de São Paulo.

"É preciso informatizar as cooperativas e os órgãos de assistência técnica e garantir o acesso ao sistema, pois essas entidades têm um papel importante na orientação e no repasse de informações aos pequenos produtores e agricultores familiares", diz o  usuário do Agritempo Alysson Paulinelli. Ele acredita que o Agritempo vai revolucionar a produção rural, pois "é um sistema completo, confiável e diversificado de informações, como previsões e análises estatísticas, fundamentais para a agricultura".

Nadir Rodrigues Pereira - MTb/SP 26.948 Embrapa Informática Agropecuária Contatos: ((19) 3789-5747 - nadir@cnptia.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Informática 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/