01/11/03 |

Seminário discute o programa zootécnico de avaliação de touros Hereford

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Durante o evento serão comercializados 23 animais avaliados nos testes de performance zootécnicos
Os animais da raça Hereford são reconhecidos por produzirem carne vermelha de alta qualidade. A Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford-ABHB e a Associação Nacional de Criadores-ANC, através da realização de testes de performance zootécnicos, buscam identificar as qualidades superiores fenotípicas na produção desses rebanhos para incentivo econômico junto aos atores da cadeia produtiva da carne.

Dia 15 de novembro, na sede da unidade em Bagé, acontecerá um seminário para discussão das metodologias e resultados aplicados nos testes e seguido, da comercialização de 23 touros da raça. O debate acontece a partir das 14h, no Salão de Atos e os animais desfilam na pista central da unidade, localizada à BR 153, Km 595, após às 16h.

Segundo o pesquisador Joal Brazzale Leal, o projeto busca conhecer o real potencial genético-produtivo de reprodutores, através de dados objetivos. "Iniciamos os testes com 13 produtores, detentores da melhor genética na raça, oriundos de 7 municípios do Estado, com 23 tourinhos nesta prova zootécnica. Os animais mostraram na primeira pesagem uma média de peso de 257 Kg", explica.

Todas as provas de performance individual dos animais são realizadas na central de avaliação genética de reprodutores da Embrapa. Os animais participantes são machos PO e PPC, nascidos entre 1 de agosto a 30 de outubro de 2002 e que possuíam peso corporal mínimo de 200Kg.

"Os itens avaliados são o peso corporal aos 205, 365 e 550 dias de idade, as medidas da área de olho de lombo, a conformação, o padrão racial, o perímetro escrotal e o exame clínico do aparelho reprodutor e a avaliação andrológica aos 365 e 550 dias de idade. Os pesos intermediários são tomados para indicar ajustes no manejo alimentar e os resultados foram emitidos num ranking de reprodutores", destacou Joal.

As ações estão programadas no projeto "Bases para o melhoramento da produção de carne em bovinos de corte", as quais pretendem valorizar os reprodutores melhoradores de índices de produção em rebanhos comerciais . Dentro da programação do evento está previsto das 14h às 14h30, um seminário sobre o Programas de Extensão Rural e Tendências de Mercado da Carne de Qualidade, com Mário Macedo do Frigorífico Mercosul, de Bagé, e das 14h30 às 15h, Programa Carne de Qualidade-Pampa, com José Pedro Albano, do Frigorífico CORIFA, de Livramento; às 15h, a equipe de pesquisadores realiza uma discussão sobre as metodologias e os resultados aplicados nos testes de avaliação e das 16h às 18h, acontece o leilão dos animais componentes do grupo avaliado neste teste.

Segundo o pesquisador Roberto Collares, as condições de comercialização dos touros Hereford serão em 14 pagamentos. "São duas parcelas no ato, duas em trinta dias e mais dez parcelas subsequentes". O leiloeiro responsável pelas vendas será Fronteira Sul Remates.

Os interessados podem dirigir-se à Embrapa Pecuária Sul, ou solicitarem informações através do telefone (53) 9972-2905. Participam deste trabalho os pesquisadores Eduardo Salomoni, Joal Brazzale Leal, Nelson Manzoni, Roberto Collares e Sérgio Gonzaga.

Cristiane Betemps - MTb 7418 - RS Embrapa Pecuária Sul Contatos: 053) 242 8499, ramal 253 - betemps@cppsul.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte\Carne 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/