01/11/03 |

Professores de escolas públicas recebem treinamento sobre botânica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 11 a 14 de novembro acontece na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande - MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o curso prático de coleta e preparo de material botânico para herbário. O objetivo é proporcionar treinamento em técnicas de herborização para professores de Ciências de escolas de ensino fundamental e médio da rede pública, visando fortalecer o conhecimento em Botânica para dinamizar seu papel na educação ambiental.

A função do herbário é servir de referência para a identificação de plantas. A correta identificação é fundamental, principalmente no caso de plantas medicinais, comestíveis, apícolas, madeireiras, tóxicas e ornamentais. Outro papel é a documentação da diversidade da flora de um Estado ou região. Portanto, é um instrumento para educação ambiental e científica.

Os principais temas que serão abordados no curso são: Coleta de material botânico a campo; morfologia das principais partes de uma planta, técnicas de secagem de material coletado em laboratório; preparo do material; identificação de famílias e atualização em bibliografia sobre flora; manejo do herbário, entre outros.

A instrutora será a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Vali Joana Pott. São 12 vagas, sendo uma para cada colégio. A carga horária é de 16 horas (13h30 às 17h30). O valor da inscrição é de 15 reais. A instituição de ensino deve enviar fax para o número (67) 363-4124, informando o nome do professor, CPF, nome da escola, o comprovante de depósito em nome da Fundapam, Banco do Brasil, agência 3381-2, c/c.: 6.999-x. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 368-2010.

Gisele Rosso - DRT 3091/PR Embrapa Gado de Corte Contatos: (67) 368-2142 e 368-2023 - girosso@cnpgc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/