01/11/03 |

Nova chefia na Embrapa Gado de Corte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A posse da nova chefia da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acontece no dia 13 de novembro, a partir das 10 horas, na sede da Unidade.

O presidente da instituição, Clayton Campanhola, chega a Campo Grande na noite do dia 12. Na manhã do dia 13, quinta, participa de programa de entrevista na TV e em seguida dirige-se para a Unidade onde dará posse ao atual Chefe-Geral, Kepler Euclides Filho e aos Chefes-Adjuntos: Ivo Martins Cezar (chefia de Pesquisa e Desenvolvimento); Geraldo Ramos Figueiredo (Chefia Administrativa) e Tenisson Waldow de Souza (Chefia de Comunicação e Negócios).

Desde que assumiu a presidência da Embrapa, em janeiro desse ano, Clayton Campanhola deliberou a abertura de uma série de processos de seleção ao cargo de Chefe-Geral. Em Mato Grosso do Sul dois processos foram abertos no mês de agosto, na Embrapa Gado de Corte e na Embrapa Agropecuária Oeste. Os candidatos que, agora, assumiram o comando das duas unidades, cumpriram uma série de exigências, entre elas, a comprovação de experiência e capacidade profissional. Os candidatos, pesquisadores do quadro da empresa, passaram pelas seguintes etapas: análise de currículo, avaliação do plano de trabalho e de Perfil Administrativo. Todas as etapas são analisadas por uma banca técnica composta por profissionais internos e externos à empresa. Uma vez aprovados, os pesquisadores Kepler Euclides Filho (Embrapa Gado de Corte) e Mario Urchei ( Embrapa Agropecuária Oeste) foram indicados pelo presidente Clayton a comandar os Centros de Pesquisa.

Proposta de Trabalho

"A pesquisa deve ser dinâmica e seus resultados positivos para a sociedade" , disse Kepler Euclides. Segndo ele, sua proposta é audaciosa, mas tem a dimensão do potendial da empresa e das demandas da população. "As transformações que serão implementadas estão fundamentadas nas diretrizes e missão da empresa, nos interesses do setor pecuário e da sociedade", declarou Kepler. Em seu plano de trabalho as ações devem nortear as atividades de ciência e tecnologia, sem ignorar os avanços já promovidos pela pesquisa. A política de pesquisa e desenvolvimento está em sintonia com as políticas do governo federal, do plano diretor da Embrapa e do plano diretor da Unidade. A atuação será de fortalecer a cadeia produtiva da carne e do couro bovinos, promover o desenvolvimento de pequenos empreendedores rurais, agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Segundo Kepler, o aumento da produtividade, competitividade e qualidade do produto final serão focos da pesquisa. "O Programa Embrapa Carne e Couro de Qualidade será estratégico para o alcance dos objetivos e metas da Unidade", informa.

Um projeto inovador será implementado visando a incrementar os processos de transferência de tecnologia, treinamento e capacitação profissional. O Nutecc ( Núcleo de Tecnologia e Treinamento da Carne e do Couro) irá contribuir para que a atividade pecuária seja conduzida para melhorar a eficiência dos sistemas de produção, além de proporcionar ao consumidor produtos de qualidade e segurança, dentro dos padrões de bem-estar animal e cuidados com o ambiente.

Além das atividades de pesquisa o Chefe-Geral implementará uma série de ações administrativas visando dar mais transparência às decisões administrativas. Cuidar dos itens: qualidade de vida, saúde e bem estar dos funcionários também faz parte de sua gestão.

Carreira profissional

Kepler Euclides Filho é engenheiro-agrônomo, tem 53 anos de idade e quase 30 de profissão. Iniciou sua carreira profissional na Embrapa como pesquisador. Especializou-se na área de melhoramento animal concluindo o curso de doutorado na Universidade da Flórida, EUA, em 1984. Ao candidatar-se ao cargo de Chefe-Geral, exercia as atividades de assessor da diretoria executiva da Embrapa e de secretário executivo da Câmara Setorial da Cadeia de Carne Bovina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Entre várias funções que exerceu estão a de secretário-executivo do Conselho Assessor Regional -CR da Região Centro-Oeste, presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal (SBMA) e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte de 1985 a 1994 e de 1998 a 1999. Em sua vida profissional consta prêmios recebidos, liderança em vários projetos de pesquisa, entre eles o Programa Carne e Couro de Qualidade, e autorias e co-autorias em publicações somam mais de 50.

Mais informações poderão ser obtidas na Assessoria de Imprensa, com Eliana Cezar ou Gisele Rosso pelos telefones: (67) 368-2023 e 368-2142

Eliana Cezar (DRT 15.410/SP) Embrapa Gado de Corte Contatos: (67) 368-2142/2023 E-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/