01/11/03 |

Oficina discute design e desafios do mercado moveleiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

André Marx, um dos mais renomados designers paulista, estará em Rio Branco (AC), no dia 13 de novembro de 2003, ministrar uma oficina de marcenaria e design de móveis. A oficina acontece no Auditório do Centro de Tecnologia da Madeira e Mobiliário (CETEMM/Senai), no Distrito Industrial, e é promovida pela Embrapa Acre (Rio Branco/AC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, WWF-Brasil e ProManejo/KfW (Programa de Apoio Florestal Sustentável na Amazônia).

Marx é físico e há 14 anos se dedica ao design e produção de móveis, utilizando conhecimentos de espaço, volume, resistência de materiais e balanço. A conservação de florestas é uma constante em seu trabalho que está presente no Brasil e no exterior. Ele também é membro do Grupo de Compradores de Madeira Certificada, organização que incentiva o consumo sustentável dos recursos naturais.

Durante a oficina, Marx falará sobre as características de seu trabalho, os desafios do mercado de designers, produção certificada, técnicas de marcenaria, sistemas de encaixe, maquinário, ferramentas japonesas tradicionais e escolha de madeiras.

O objetivo do evento é mostrar as exigências do mercado consumidor, tendências e alternativas aos setores ligados a produção madeireira e a projetos de manejo florestal. Entre os presentes estará um grupo de produtores rurais do Projeto de Assentamento Pedro Peixoto, que há quase 10 anos desenvolve atividades de manejo florestal comunitário nas áreas de reserva legal sob orientação da Embrapa Acre.

Recentemente, com recursos do ProManejo, a comunidade instalou uma marcenaria na sede da associação (Apruma), localizada no ramal Nabor Júnior (120km de Rio Branco), e vários produtores têm sido treinados por técnicos do Senai na produção de móveis e pequenos objetos. No entanto, o refinamento das técnicas e a troca de experiências são imprescindíveis para a conquista de novos mercados. Outras informações sobre a oficina podem ser obtidas com Daniela pelo telefone (0xx 68) 244 1705.

Soraya Pereira Embrapa Acre Contato: (68) 212 3274 E-mail: Soraya@cpafac.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/