01/11/03 |

Mário Urchei assume a chefia da Embrapa Agropecuária Oeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dia 14 de novembro, aconteceu na sede da Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados, MS, uma das Unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a solenidade de posse do novo Chefe-Geral, Mário Artemio Urchei e dos adjuntos Renato Roscoe (Pesquisa e Desenvolvimento) e Auro Akio Otsubo (Administração).

A transmissão do cargo foi prestigiada pelo presidente da Empresa, Clayton Campanhola, pelo vice-governador Egon Krakkecke, Prefeito José Laerte Tetila, presidente da Câmara Municipal de Dourados José Carlos Cemati, General de Brigada da 4ª Cavalaria Mecanizada Odilson Sampaio Benzi, Deputado Federal João Grandão, Deputados Estaduais Akira Otsubo e Ari Artuzi, vereadores, entidades de classe e demais personalidades.

O Chefe-Geral empossado segue a tendência apontada pelo novo governo e pela Embrapa, qual seja: priorizar ações de pesquisa para agricultores familiares, assentados, comunidades indígenas e pequenos produtores. "Os pequenos são os mais desagregados e desarticulados. É preciso ampliar o foco da Embrapa, tendo em vista que a tecnologia não chega com facilidade aos mais pobres", declarou o presidente, Clayton Campanhola. Em seu pronunciamento lembrou ao novo chefe do desafio, que terá pela frente, cuja tarefa será a de integrar os diferentes grupos existentes no meio rural.

Além disso enfatizou a importância das três Unidades da Embrapa no Estado de Mato Grosso do Sul - Agropecuária Oeste, Gado de Corte e Pantanal de trabalhem juntas, de forma mais integrada possível, para que os resultados sejam ainda melhores. Ele espera que os pequenos agricultores de todo o Brasil reconheçam a instituição pelo trabalho que será realizado com mais ênfase, de agora em diante. O presidente salientou, também, a necessidade de desenvolver pesquisas no campo da agroecologia.

Mario Urchei falou da importância de enfatizar sistemas mais equilibrados como a agroecologia e a integração agricultura-floresta, lembrando ainda da contribuição da Embrapa para o agronegócio: "Vamos continuar as atividades de pesquisa para as cadeias produtivas do agronegócio, buscando desenvolver sistemas competitivos que amparem os segmentos exportadores e do mercado interno, na perspectiva da agregação de valor aos produtos primários e da geração de emprego, por meio da geração de tecnologias ambientalmente corretas e socialmente justas", afirmou.

Mario Urchei finalizou seu discurso emocionado declarando seu desejo de contribuir para o desenvolvimento do Brasil e esperando visualizar uma sociedade mais justa e feliz e que não medirá esforços e trabalho para ver concretizado seu plano proposto.

Clarisse Zanoni Fontes - 6ª Região 530 Embrapa Agropecuária Oeste Contatos: (67) 425-5122 - clarice@cpao.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/