01/11/03 |

Cartilhas com jogos ambientais para crianças são lançadas em Conferência

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ligados ao Projeto de Educação Ambiental, produziram cartilhas que visam atender a educação ambiental de crianças do ensino fundamental e de produtores rurais em Programas de Alimentos Seguros e de Sistemas de Gestão Ambiental.

Trata-se de um conjunto de sete cartilhas com os temas água, solo, vegetação, fauna, ar, qualidade de vida (enfoque para nutrição, higiene e segurança do alimento) e lixo/reciclagem, acompanhado de poesias, jogos e músicas de temas ambientais (CD-ROM). Serve de apoio para o trabalho educacional, tanto o realizado pela leitura direta do texto ou o explorado de forma monitorada em aulas específicas.

O lançamento oficial das cartilhas será em 29 de novembro de 2003 na Conferência Nacional Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, DF. Cada cartilha tem inter-relação com os demais temas enfocados nas outras, propiciando uma visão integrada e sistêmica da questão ambiental. Dessa forma, a leitura reforça e apoia a internalização dos conceitos abordados em cada uma delas. Este material dá apoio à prática de jogos ambientais que poderão ser utilizados por crianças nas escolas, em família ou em atividades lúdicas.

A coleção contém jogos que provocam o pensar naquilo que foi apresentado teoricamente nos textos de apoio e facilita a transferência de conhecimento por meio de brincadeiras relacionadas às atividades diárias, explica Maria Conceição, editora técnica das cartilhas. Estimula, assim, a conscientização dos atos de cada jogador para a questão ambiental, passo fundamental para a mudança de comportamento.

O material foi elaborado a partir do esforço conjunto do trabalho voluntário e gratuito de funcionários, estagiários, parentes e amigos da Embrapa Meio Ambiente e contou também com a participação da Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos, RS, Programa de Alimento Segura - Campo, Secretaria de Desenvolvimento de Políticas Sustentáveis/Ministério do Meio Ambiente, Banda Kaos e Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF).

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/