01/11/03 |

Lançado CD-ROM sobre insetos de expressão quarentenária para o Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acaba de lançar o CD-ROM Insetos de Expressão Quarentenária para o Brasil, que traz o levantamento de quinhentos e dois insetos considerados de expressão quarentenária para o Brasil. A publicação é fruto de trabalho de uma equipe de pesquisadores e pós-graduandos, liderada por Maria Regina Vilarinho de Oliveira, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). Insetos quarentenários são os que não existem no país ou que existem em áreas conhecidas e estão sob controle oficial e que têm expressão econômica potencialmente prejudicial sobre determinada cultura, área ou região.

Segundo a pesquisadora, a introdução de organismos potencialmente nocivos (insetos, fungos, vírus, ácaros, nematóides e plantas daninhas, genericamente denominadas de pragas) em áreas do sistema produtivo pode ter conseqüências imediatas na economia de um país, com danos nas lavouras, perdas de mercados de exportação, aumento dos gastos com controle de pragas, impacto sobre os programas de manejo integrado de pragas, danos ambientais (com o uso freqüente de agrotóxicos) e custos sociais, como desemprego (provocado pela eliminação ou diminuição de determinado cultivo em uma região) e redução de fontes de alimentos para a população.

Um exemplo marcante lembrado por Regina Vilarinho foi a introdução do bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis) no país, em 1982. Em muito pouco tempo, esse inseto mudou completamente a geografia do algodão no Brasil, que era plantado em áreas do nordeste Brasileiro. Com o estabelecimento do bicudo, as plantações nas áreas tradicionais e de pequenos agricultores tornaram-se inviáveis. Somente na década de 90 é que a pesquisa brasileira conseguiu obter novas variedades de algodão e sistemas de manejo que permitiram o estabelecimento da cotonicultura na Região Centro-Oeste. Atualmente, passados vinte anos da introdução do bicudo do algodoeiro no Brasil, o país voltou a ser exportador de algodão.

Ela explica que para evitar a entrada de pragas no país são necessários esforços para aprimorar o conhecimento científico e conjugá-lo com normas, regulamentos e procedimentos administrativos adequados. As medidas quarentenárias normalmente utilizadas são inspeção fitossanitária e interceptação de pragas em pontos de entrada (portos, aeroportos, postos de fronteira), quarentena de pós-entrada e proibição, restrição ou requisição de tratamentos quarentenários para a importação de produtos de países onde espécies de expressão quarentenária são assinaladas.

Segundo Vilarinho, a lista de pragas de expressão quarentenária para um país pode conter organismos em três categorias: pragas exóticas ao país, pragas presentes no país (com distribuição restrita e sob controle oficial) e organismos especificados como pragas não-quarentenárias regulamentadas, que mesmo já disseminados no país apresentam grande potencial de conseqüências econômicas e ambientais, comprometedoras à qualidade do material de propagação vegetativa.

Para a elaboração da lista dos insetos de expressão quarentenária para o Brasil foram compiladas todas as listas de insetos definidos como quarentenários pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave) e incluídas outras espécies exóticas, após avaliação do número de citações da praga nos últimos 15 anos, distribuição geográfica, número de hospedeiros, via de ingresso, potencial de entrada, sobrevivência e dispersão no país e danos econômicos e ambientais potenciais.

No CD-ROM, os insetos de expressão quarentenária são apresentados em capítulos, por ordem entomológica. A que tem maior número de espécies consideradas quarentenárias é a Coleóptera (164 insetos), seguida pelas Ordens Lepidóptera (125), Hemiptera (94), Díptera (79), Hymenoptera (26) e Thysanoptera (14). Para cada uma das espécies, são apresentadas família, plantas hospedeiras, via de ingresso e distribuição geográfica de ocorrência (país e região exata, quando a informação estava disponível).

O CD-Rom, que na versão impressa completa tem 702 páginas, pode ser adquirido pelo endereço eletrônico vendas@cenargen.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia E-mail: cabral@cenargen.embrapa.br Telefone: (61) 448-4769  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/