01/11/03 |

Embrapa coordena apoio ao maior assentamento do Incra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenará a assistência na qualificação de pessoal do maior assentamento do Incra no País, que está sendo organizado no município de Quedas do Iguaçu, no noroeste do Paraná, totalizando 25 mil hectares. A Embrapa, através de sua unidade de pesquisa em Pelotas, acaba de celebrar convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para dar apoio técnico aos assentamentos organizados pelo Incra.

Quedas do Iguaçu localiza-se a 480 quilômetros de Curitiba e a 250 de Foz do Iguaçu, encontrando-se dentro da zona de abrangência da missão ecorregional da unidade de Pelotas, ou seja, trabalhar sistemas de produção na região de clima temperado. O assentamento do Paraná teve seus 25 mil ha inteiramente compradas pelo Incra e nele estão sendo assentadas 1.500 famílias, provenientes de 2 acampamentos localizados naquela região.

O papel inicial da Embrapa Clima Temperado incide sobre a qualificação dos assentados, de modo que quando estes assumirem os lotes já tenham melhores condições de gerar uma produção agropecuária sustentável. A qualificação a ser oferecida pela Embrapa engloba 4 áreas: educação ambiental, manejo agroflorestal, produção orgânica de grãos e sistemas de produção de suínos e aves. Em tais atividades, a Embrapa Clima Temperado atuará em parceria com as unidades da Empresa que trabalham com soja (Londrina,PR), suínos e aves (Concórdia, SC) e florestas (Colombo, PR). Em território paranaense, o trabalho da Embrapa receberá o apoio do Incra/PR, Universidade Federal do PR, Associação de Agricultura Orgânica do PR e MST/PR.

Conforme o técnico Apes Roberto Falcão Perera, chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Clima Temperado e representante da unidade no convênio, tal trabalho insere-se na perspectiva de combate à fome em dois territórios, em articulação com o Ministério da Segurança Alimentar. O primeiro destes territórios é a própria região do assentamento em Quedas do Iguaçu e a segunda beneficia um conjunto de vários assentamentos já implantados na Metade Sul (Hulha Negra, Candiota, Piratini, Herval do Sul, etc).

Sady M.Sapper - MTb 5376/RS Embrapa Clima Temperado Contato: (53) 275-8215 - sadi@cpact.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/