01/11/03 |

Goiás inicia produção comunitária de sementes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezesseis comunidades rurais do Estado de Goiás contarão, a partir desta safra 2003/04, com o apoio de instituições públicas para produção de sementes de arroz, feijão e milho. A intenção é permitir aos pequenos agricultores acesso ao insumo, pouco disponível para o segmento, haja vista a escassez de dinheiro para sua aquisição e a falta de um sistema de distribuição por meio da iniciativa privada que alcance os rincões do país.

Buscando a resolução desse problema, representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Goiás (Fetaeg/GO), Agência Rural, Incra, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) , vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e secretarias estaduais de Agricultura e de Ciência e Tecnologia lançaram dia 11 de novembro a campanha "Produção de Sementes na Agricultura Familiar em Goiás".

O Superintendente do Incra/GO, Ailtamar Carlos da Silva, considera a ação uma das saídas para a melhoria de renda. "Trata-se de uma alternativa para baratear o custo das sementes, sem as quais teremos dificuldade para produzir alimentos", disse. Segundo dados da Embrapa, cerca de 30% do milho e 80% do feijão cultivados no Brasil não são sementes, mas, sim, grãos. Os prejuízos ocorrem porque esses materiais não são tão produtivos, nem resistentes às doenças, nem possuem boa capacidade de germinação ou qualidade fisiológica.

O primeiro passo para a implementação da campanha foi a entrega de kits de sementes de arroz e de milho da Embrapa, com respectivas informações técnicas de cultivo, para os líderes das 16 comunidades rurais, selecionadas pela Fetaeg e Agência Rural. Já as sementes de feijão serão distribuídas só no início do ano que vem para o plantio no inverno.

A quantidade de sementes fornecidas ainda não está definida, pois o número de localidades atendidas será ainda ampliado com a distribuição de mais kits. No entanto, o objetivo não é abranger todos os pequenos produtores em Goiás, mas possibilitar a reprodução de sementes melhoradas dentro de várias comunidades rurais e incentivar sua troca com os demais agricultores, a fim de popularizar o emprego desse insumo e de seus benefícios para o incremento da produção.

Maria Pereira, representante da comunidade Coruja, localizada no município de Itapuranga/GO, aprovou a campanha que aglutinou as várias instituições de fomento agropecuário em Goiás. "Sem essas parcerias, as sementes fruto do trabalho diurno dos pesquisadores não chegariam aos agricultores familiares", afirmou.

Os kits para plantio distribuídos pela campanha são uma contribuição da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

JRodrigo Peixoto - 1.077 MTb/GO Embrapa Arroz e Feijão Contatos: (62) 533-2108 - rpbarros@cnpaf.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Sementes e Mudas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/