01/11/03 |

História Krahô/Embrapa é a vencedora do prêmio Slow Food 2003

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A história da reintrodução do milho tradicional "pohypey", guardado nas câmaras de conservação de sementes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para os indígenas Krahô, foi a vencedora do prêmio Slow Food de Defesa da Biodiversidade em 2003. A premiação organizada pela instituto italiano Slow Food aconteceu em Nápoli, na Itália. O projeto foi coordenado pela Associação União das Aldeias das Krahô (Kapèy) com apoio da Embrapa concorreu com mais nove histórias de outras partes do mundo, sendo a mais votada por 400 delegados de 80 países onde o instituto atua.

Os avaliadores do projeto vieram ao Brasil no mês de setembro para verificar a veracidade das histórias relacionadas ao projeto que a Embrapa desenvolve junto àquele povo. Todas as informações levantadas foram organizadas e serviram para embasar a matéria Krahô/Embrapa feita pelo avaliador (íntegra no site www.slowfood.com)

"Esse reconhecimento representa a vitória de todos os técnicos envolvidos no trabalho. A metodologia está contribuindo com o Programa Fome Zero, tendo como base a segurança alimentar e o respeito às tradições culturais de cada povo", declarou Terezinha Dias, responsável pelo projeto Etnobiologia, Conservação de Recursos Genéticos e Segurança Alimentar.

Ao justificar a escolha dos Krahô para o prêmio, o avaliador Carlo Bogliotti disse que a recuperação do banco de germoplasma do "pohypey" tornou possível aos indígenas a recuperação da prática de rituais, alimentos tradicionais e ao mesmo tempo parte de seu estilo de vida originário.

Entre as conseqüências positivas da iniciativa, o avaliador incluiu ainda a parceria entre Embrapa e Funai, impulsionadas a trabalhar em defesa da biodiversidade e "em harmonia com a cultura e as exigências dos povos nativos do Brasil".

Comer devagar - Para preservar suas tradições culinárias, os italianos criaram o movimento Slow Food que prega o direito de as pessoas comerem e beberem devagar, saboreando os alimentos e o preparo caprichado dos pratos. Liderado pelo jornalista italiano Carlo Petrini, o movimento conta com mais de 70 mil membros em 40 países.

Valéria Costa - MTb 15533/32/59 - SP Assessoria de Comunicação Social - Embrapa Fone: (61) 448.4015 - valeria.costa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/